LA CC
Abertura LA CC Casa Madre Luiza Andaluz

Abertura da Casa Madre Luiza Andaluz

Foi a 19 de abril de 2022, a abertura dos espaços onde o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento se comunica, na Casa Madre Luiza Andaluz, em Santarém.

O programa iniciou com um tempo de paragem orante na capela da casa, sendo este o primeiro espaço aberto aos convidados. Seguiu-se um percurso, com apontamentos artísticos a cargo do Conservatório de Música de Santarém, pelos diferentes espaços abertos ao público.

Abertura LA CC Casa Madre Luiza Andaluz

Assim, ao sair da capela, o convite a subir a escada, onde se encontra a cronologia da vida de Luiza Andaluz, foi feito pelo coro dirigido por David Paccetti. Passando os convidados pela árvore genealógica da família de Luiza, entraram no quarto onde nasceu – que nos introduz  no ambiente burguês da casa de família – para poderem escutar a música da guitarra de João Loureiro.

Abertura LA CC Casa Madre Luiza Andaluz
Abertura LA CC Casa Madre Luiza Andaluz
Abertura Casa Madre Luiza Andaluz

O espaço seguinte foi a biblioteca, onde todos os convidados foram envolvidos pela performance de dança contemporânea do coreógrafo Juan Maria Soller e seus alunos.

Passando ao espaço de silêncio – o quarto dedicado a Eugénia Santa Martha e a contígua capela de Nossa Senhora das Vitórias – todos interiorizaram a Avé Maria tocada ao violino por Patrícia Tomé 

Abertura Casa Madre Luiza Andaluz

Subindo mais um lance de escadas conduzidos mais uma vez pelo grupo de bailarinos contemporâneos, os convidados conheceram o espaço de acolhimento do LA CC, os quartos.

O dia terminou, com um tempo de partilha no auditório,  seguido de um brinde servido no espaço da cafetaria e entrada.

A abertura deste espaço evocou também a data em que Luiza, a 17 de abril de 1923, recebeu o telefonema dizendo que podia iniciar a obra quando quisesse. Iniciou-se, assim, na casa onde Luiza nasceu e onde começou a Congregação que fundou, o primeiro espaço do LA CC.