Foi a 19 de abril de 2022, a abertura dos espaços onde o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento se comunica, na Casa Madre Luiza Andaluz, em Santarém.
O programa iniciou com um tempo de paragem orante na capela da casa, sendo este o primeiro espaço aberto aos convidados. Seguiu-se um percurso, com apontamentos artísticos a cargo do Conservatório de Música de Santarém, pelos diferentes espaços abertos ao público.
Assim, ao sair da capela, o convite a subir a escada, onde se encontra a cronologia da vida de Luiza Andaluz, foi feito pelo coro dirigido por David Paccetti. Passando os convidados pela árvore genealógica da família de Luiza, entraram no quarto onde nasceu – que nos introduz no ambiente burguês da casa de família – para poderem escutar a música da guitarra de João Loureiro.
O espaço seguinte foi a biblioteca, onde todos os convidados foram envolvidos pela performance de dança contemporânea do coreógrafo Juan Maria Soller e seus alunos.
Passando ao espaço de silêncio – o quarto dedicado a Eugénia Santa Martha e a contígua capela de Nossa Senhora das Vitórias – todos interiorizaram a Avé Maria tocada ao violino por Patrícia Tomé.
Subindo mais um lance de escadas conduzidos mais uma vez pelo grupo de bailarinos contemporâneos, os convidados conheceram o espaço de acolhimento do LA CC, os quartos.
O dia terminou, com um tempo de partilha no auditório, seguido de um brinde servido no espaço da cafetaria e entrada.
A abertura deste espaço evocou também a data em que Luiza, a 17 de abril de 1923, recebeu o telefonema dizendo que podia iniciar a obra quando quisesse. Iniciou-se, assim, na casa onde Luiza nasceu e onde começou a Congregação que fundou, o primeiro espaço do LA CC.