LA CC
Casa de São Mamede

Casa de São Mamede

Passo a passo

Adquirida pela Congregação em 1934 ao conde de Fontalva, a Casa de São Mamede é um palacete eclético do século XIX, que sofreu apenas alterações no seu interior, mantendo até hoje as características estilísticas da construção original.

Foi neste edifício, que Luiza instalou o Noviciado e a sede do Governo Geral. Aqui viveu o seu período de vida como empreendedora e responsável da Congregação que fundou, sendo Superiora Geral até 1953. A esta casa voltou na fase final da sua vida. Nesta etapa acolhe e dá conselho a quem a procura e envia a primeira comunidade missionária para Moçambique em 1972. Morre no seu quarto a 20 de agosto de 1973.

O Luiza Andaluz Centro de Conhecimento quer ser aqui um lugar inspirador e de reflexão na cidade, um lugar para um tempo de paragem a meio do dia ou a meio da vida.

Inauguração a 24 de setembro

Inauguração a 24 de setembro

Inaugurámos o segundo espaço onde o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento se comunica.
Veja no vídeo como pode tomar parte deste espaço e das atividades que aqui se realizam.

A um mês da abertura…

A um mês da abertura…

Falta 1 mês, para que esta porta – o nº 100 da Rua da Escola Politécnica – esteja aberta para vos receber.
Fazem-se os últimos preparativos e o tempo corre veloz…

Finalização do restauro do teto

Finalização do restauro do teto

Após os trabalhos extensos de estabilização dos tetos do Salão Nobre, aproxima-se a conclusão da intervenção com a reintegração cromática. Esta ação irá restabelecer a unidade estética do espaço e transportar-nos às origens desta casa.

Teto Salão Nobre

Teto Salão Nobre

A intervenção do teto do Salão Nobre está na fase final. Aqui poderá viver o espírito da casa e sentir a cidade, deixar-se inspirar e inspirar outros, num espaço de simbiose entre o passado e o presente que o convida à partilha, comunicação e inovação para o futuro.

Quarto de Luiza Andaluz

Quarto de Luiza Andaluz

O quarto de Luiza Andaluz, e a sala-museu contígua, estão a ser palco de uma remodelação e reorganização. Com objetos pessoais que marcaram e enriqueceram a sua vida, nomeadamente viagens e partilhas que nos ajudam a transportar para as experiências que viveu. Um arquivo riquíssimo que em breve estará à vista de todos.

Novo espaço do Arquivo

Novo espaço do Arquivo

Esta semana foi de intenso trabalho, e o Arquivo histórico da Congregação está já no seu novo espaço, agora ampliado para receber mais documentos e com espaço para consulta de investigadores.

Novos conceitos, novos espaços

Novos conceitos, novos espaços

As Irmãs Servas de Nossa Senhora de Fátima, residentes nesta casa, viveram quase todo este tempo de pandemia em desinstalação e pó, devido às obras de remodelação e adaptação dos espaços. Mas ainda não estão concluídas!… Nesta fase estamos a consolidar o conceito de cada espaço: uma capela, uma sala de experimentação, uma biblioteca, salas de reuniões…

Este website utiliza Cookies, ao prosseguir com a navegação está a concordar com a nossa Política de Privacidade.