
A história da Casa
Adquirida pela Congregação em 1934 ao conde de Fontalva, a Casa de São Mamede é um palacete eclético do século XIX que sofreu apenas alterações no seu interior, mantendo até hoje as características estilísticas da construção original.
Foi neste edifício, que Luiza instalou o Noviciado e a sede do Governo Geral. Outras valências como Casa de Retiros ou sede dos Cursilhos de Cristandade também existiram ao longo dos anos, provendo à sustentabilidade económica da Obra.
A 11 de outubro de 1939, na capela do 1.º andar, Luiza e as primeiras 24 Irmãs fazem os seus primeiros votos e dá-se a aprovação canónica da Congregação.
Nesta casa, Luiza viveu o seu período de vida como empreendedora e responsável da Congregação que fundou, sendo Superiora Geral até 1953. Aqui voltou na fase final da sua vida. Nesta etapa acolhe e dá conselho a quem a procura e envia a primeira comunidade missionária para Moçambique em 1972. Morre no seu quarto a 20 de agosto de 1973.
No início das comemorações do centenário da fundação da Congregação abre, a 24 de setembro de 2022, o segundo espaço do Luiza Andaluz Centro de Conhecimento, tornando a entrada da Rua da Escola Politécnica, 100, uma possibilidade de diálogo na cidade.
Projetos e realizações
Aqui, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento liga-nos à força, à audácia e à obra de Luiza Andaluz.
A Casa de São Mamede é um lugar inspirador e de reflexão no centro da cidade de Lisboa, onde podemos experimentar o silêncio, a luz, e a tranquilidade, um ambiente favorável ao desenvolvimento de projetos e realizações.
Nesta casa pode seguir a cronologia da obra audaz e empreendedora de Luiza. Sugerimos ler um livro nos espaços luminosos da biblioteca, ou enquanto toma café na cafetaria, estudar, realizar uma conferência ou uma reunião no espaço projetos e realizações, conversar com uma Irmã, fazer um dia de retiro na capela onde começou a Congregação, desfrutar do jardim e, ainda, viver o espaço de silêncio na visita ao quarto onde Luiza viveu (e morreu). Aqui pode experimentar a sua confiança incondicional em Deus.
Horário de abertura ao público:
Quinta a domingo, das 14h às 19h
Para saber mais ou marcações, contacte-nos:
Telemóvel – 938 829 003 · Email – geral@lacc.pt
ESPAÇOS DISPONÍVEIS
Capela
Área fechada: 48 m² · Lotação: 25 lugares
Área expandida: 62 m² · Lotação: 80 lugares
Biblioteca (Salão Nobre)
Área: 110 m²
Lotação: Plateia – 90 lugares; Em U – 45 lugares; Em mesa – 40 lugares
Sala Projetos e Realizações
Área: 62,5 m²
Lotação: Plateia – 50 lugares; Em U – 30; lugares; Em mesa: 20 lugares
Sala Maria José Falcão
Área: 20 m² · Lotação: Em mesa – 6 lugares
Refeitório
Lotação: 80 lugares
Jardim
Reserva sob consulta
Espaço de silêncio
Quarto de Luiza Andaluz contíguo à capela
Lotação: 8 lugares