Casa de São Mamede
Passo a passo
Adquirida pela Congregação em 1934 ao conde de Fontalva, a Casa de São Mamede é um palacete eclético do século XIX, que sofreu apenas alterações no seu interior, mantendo até hoje as características estilísticas da construção original.
Foi neste edifício, que Luiza instalou o Noviciado e a sede do Governo Geral. Aqui viveu o seu período de vida como empreendedora e responsável da Congregação que fundou, sendo Superiora Geral até 1953. A esta casa voltou na fase final da sua vida. Nesta etapa acolhe e dá conselho a quem a procura e envia a primeira comunidade missionária para Moçambique em 1972. Morre no seu quarto a 20 de agosto de 1973.
O Luiza Andaluz Centro de Conhecimento quer ser aqui um lugar inspirador e de reflexão na cidade, um lugar para um tempo de paragem a meio do dia ou a meio da vida.

Inauguração a 24 de setembro
Inaugurámos o segundo espaço onde o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento se comunica.
Veja no vídeo como pode tomar parte deste espaço e das atividades que aqui se realizam.

A um mês da abertura…
Falta 1 mês, para que esta porta – o nº 100 da Rua da Escola Politécnica – esteja aberta para vos receber.
Fazem-se os últimos preparativos e o tempo corre veloz…

Reorganização da Biblioteca
A Biblioteca vai tomando forma, após mais de um ano arrumada em caixotes.

Finalização do restauro do teto
Após os trabalhos extensos de estabilização dos tetos do Salão Nobre, aproxima-se a conclusão da intervenção com a reintegração cromática. Esta ação irá restabelecer a unidade estética do espaço e transportar-nos às origens desta casa.

Teto Salão Nobre
A intervenção do teto do Salão Nobre está na fase final. Aqui poderá viver o espírito da casa e sentir a cidade, deixar-se inspirar e inspirar outros, num espaço de simbiose entre o passado e o presente que o convida à partilha, comunicação e inovação para o futuro.

Quarto de Luiza Andaluz
O quarto de Luiza Andaluz, e a sala-museu contígua, estão a ser palco de uma remodelação e reorganização. Com objetos pessoais que marcaram e enriqueceram a sua vida, nomeadamente viagens e partilhas que nos ajudam a transportar para as experiências que viveu. Um arquivo riquíssimo que em breve estará à vista de todos.

Novo espaço do Arquivo
Esta semana foi de intenso trabalho, e o Arquivo histórico da Congregação está já no seu novo espaço, agora ampliado para receber mais documentos e com espaço para consulta de investigadores.

Novos conceitos, novos espaços
As Irmãs Servas de Nossa Senhora de Fátima, residentes nesta casa, viveram quase todo este tempo de pandemia em desinstalação e pó, devido às obras de remodelação e adaptação dos espaços. Mas ainda não estão concluídas!… Nesta fase estamos a consolidar o conceito de cada espaço: uma capela, uma sala de experimentação, uma biblioteca, salas de reuniões…