
A história da Casa
A Casa Madre Luiza Andaluz é um Palacete do século XIX propriedade da família dos Viscondes de Andaluz. Situado no Largo do Milagre em Santarém, ladeado pela Igreja do Milagre e pelo Convento das Capuchas, terá sido construído em 1862. Este edifício foi readaptado várias vezes de acordo com as suas diversas funções, passando de palácio da família, a escola, a lar de estudantes e, atualmente, a Casa Mãe da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima.
Foi nesta casa que nasceu Luiza Andaluz a 12 de fevereiro de 1877. Inserida num bom ambiente familiar e bem posicionada na sociedade, Luiza, teve acesso a uma educação completa e centrada nos valores católicos, fundamental para o seu percurso de vida.
É na sua casa de família que funda, a 15 de outubro de 1923, o colégio que oculta o nascimento do que viria a ser a Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima.
A 19 de abril de 2022 abre, nesta casa, o primeiro espaço do Luiza Andaluz Centro de Conhecimento, lembrando a data em que Luiza recebeu o telefonema a dizer que “pode começar a Obra quando quiser”.
Acolhimento e espiritualidade
Aqui, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento liga-nos aos espaços de vida de Luiza.
A Casa Madre Luiza Andaluz é um local de acolhimento e espiritualidade onde podemos encontrar um sentido para a vida.
Nesta casa pode seguir a cronologia da vida de Luiza. Sugerimos ler um livro no quarto onde nasceu, rezar na capela junto à imagem da sua madrinha (Nª Sra das Vitórias), realizar uma conferência na biblioteca, conversar com uma Irmã no jardim, ou viver o silêncio na recolhida cripta onde se encontra o túmulo daquela que foi proclamada Venerável pelo Papa Francisco. Aqui, pode experimentar que “a sua lâmpada não se apaga”.
Todos os Domingos: Adoração Eucarística, em silêncio, das 16h30 às 17h30, seguida de oração litúrgica de Vésperas, cantada pela comunidade das Irmãs das 17h30 às 18h00.
Horário de abertura ao público:
Quinta a domingo, das 14h às 19h
Para saber mais ou marcações, contacte-nos:
Telemóvel – 938 829 003 · Email – geral@lacc.pt
ESPAÇOS DISPONÍVEIS
Capela
Área fechada: 59 m² · Área expandida: 138 m²
Lotação: 80-100 lugares
Cripta – onde se encontra o túmulo de Luiza
Área: 30 m² · Lotação: 20 lugares
Biblioteca
Área: 70 m² · Lotação: 25 lugares
Auditório
Área: 160 m² · Lotação: 140 lugares
Cafetaria
Lotação: 16 lugares
Quartos
16 Quartos individuais c/WC partilhado
3 Quartos individuais c/WC privado
Espaço de silêncio
Quarto e capela de Nª Sra das Vitórias
Lotação: 10 lugares
Todos os Domingos: Adoração Eucarística, em silêncio, das 16h30 às 17h30, seguida de oração litúrgica de Vésperas, cantada pela comunidade das Irmãs das 17h30 às 18h00.