Logotipo Ciclo de Conferências
Logotipo

O Ciclo de Conferências “O percurso da educação” é composto por quatro sessões dedicadas à educação, que decorrerão ao longo do ano de 2021. A segunda sessão, referente ao ensino secundário, terá lugar no dia 16 de junho de 2021 no Externato Cooperativo da Benedita. Será também transmitida via Zoom para o público geral.

Da parte da manhã, decorrerá um encontro especialmente dedicado a alunos do Ensino Secundário.

Da parte da tarde, numa mesa redonda, professores do ensino secundário e académicos abordarão o tema: Professores para quê?

Cartaz Ciclo de Conferências

O Ensino Secundário é um período decisivo para os jovens alunos que veêm à sua frente diversas possibilidades de trajetos a seguir. Porém, é também um nível de ensino desafiante para os professores que têm alunos que estão a entrar (ou até que já entraram) na idade adulta, com as suas ideias próprias e a vontade de se afirmarem ao mundo.

16 de junho

10h00 – 13h00

Público alvo: Alunos do Ensino Secundário

14h30 – 16h00

Público alvo: Professores do Ensino Secundário, Pais e outros Educadores

Para obter o certificado de participação e os materiais das conferências deve realizar aqui a sua inscrição.

Das 10h00 às 13h00
Para: Alunos do Ensino Secundário

Rita França Ferreira

Desculpas para ler

Hábitos de leitura dos jovens portugueses

Abordagem aos hábitos de leitura (ou à falta deles) nos jovens portugueses e reflexão sobre o combate ao desinteresse da leitura.

Inês Lopes Silva

Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Alcobaça

Política. Porque que é não é uma disciplina no ensino secundário?

A política é um tema estruturante das sociedades e que, na sociedade contemporânea, nomeadamente a portuguesa, é pouco abordado. Deverá ser a política uma disciplina curricular?

Alexandre Pedro

Ex-aluno do Externato Cooperativo da Benedita

Atividades extracurriculares. A importância das mesmas para o desenvolvimento do jovem e na sua formação

Divulgação das atividades presentes no Externato Cooperativo da Benedita e a explicação da sua importância e da influência que exercem nos alunos que participam.

Miguel Amaral, Ana Isabel Coelho, Joana Dâmaso, Rodrigo Matias e Afonso Cardoso

Acabei o ensino secundário. E agora?

Testemunhos de pessoas que seguiram percursos diferentes após a conclusão do ensino secundário, nomeadamente: Ensino Universitário, Estágio, Gap Year, Mercado de trabalho e Empreendedorismo.

Das 14h30 às 16h00
Para: Professores do Ensino Secundário, Pais e outros Educadores

Professores para quê?

Mesa redonda com professores do ensino secundário e académicos que irão abordar temas como: A figura do professor como educador; Ser professor como vocação; A educação integral; Fratelli Tutti e as aulas como espaço de encontro e fraternidade, diálogo e entendimento. 

Dina Henriques

Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima

Moderação

Margarida Vinagre

Subdiretora do Externato Cooperativo da Benedita

40 anos no ensino: Transmissão de Conhecimentos, Aprendizagem entre pares, Metacognição, Aprender a aprender, Abordagem por competências,  Metodologia de projeto.

E agora? Professores para quê?
Algoritmos, algoritmos, algoritmos, e a culpa (?) é dos biólogos.

Maria Helena Damião

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra · Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20).

O elo quebrado. A relação professor-alunos em tempos de utopia-distopia

Andrés Palma Valenzuela

Departamento de Didactica de las Ciencias Sociales de la Universidad de Granada · Grupo de Investigación UNES, Universidad, Escuela y Sociedad

Comentários e desafios

No fim de cada sessão do ciclo de conferências “O percurso da educação”, o professor Andrés Palma Valenzuela faz uma reflexão sobre o que foi abordado na sessão e lança novos desafios aos espetadores.