Logotipo Ciclo de Conferências
Logotipo
Cartaz Ciclo de Conferências

O Ciclo de Conferências “O percurso da educação” é composto por quatro sessões dedicadas à educação, que decorrem ao longo do ano de 2021.

A 4ª sessão dedicada ao ensino Pré-Escolar, irá encerrar o percurso feito ao longo de um ano com o objetivo de se apresentarem e debaterem novos modelos e novas experiências de Educação.

Ao promover esta iniciativa, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento deseja contribuir para a construção de um modelo de Educação Integral para os dias de hoje, inspirado na ação educativa desenvolvida por Luiza Andaluz.

Nesta sessão contaremos com a participação especial de um conjunto de crianças dos Amiguinhos da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, que irão fazer parte da sessão de abertura da Conferência.  

9 de dezembro 2021

10h00 – 12h30 

Intervalo para almoço (livre)

15h00 – 16h30

Auditório da Escola Superior de Educação de Santarém

Para reservar o seu lugar presencial ou obter os materiais da conferência pode  inscrever-se aqui.

Na impossibilidade de estar presente, pode assistir online.

Das 10h00 às 12h30

Ana Margarida Fialho

ISCTE-IUL, bolseira de doutoramento

Competências Sociais e Emocionais

Num mundo diverso e em extraordinária mudança, é cada vez mais valorizada e importante a promoção e desenvolvimento de competências sociais e emocionais nas crianças em idade pré-escolar. O nível e qualidade do desenvolvimento destas competências é influenciado, quer pelos contextos sociais em que se vive, sejam eles a família, o jardim de infância que se frequenta ou não frequente, quer pelas relações e interações sociais que se estabelecem ou não. 

Magda Couto

Fundadora da Academia da Alegria

Projeto Educativo Academia da Alegria

A Academia da Alegria está localizada em Mafra e destina-se a crianças dos 24 meses aos 15 anos.

A Academia da Alegria assume-se como uma Escola da Floresta em que “pouco a pouco se reconstrói e desenvolve a fabulosa ligação ao meio natural que nos rodeia! Aqui todas as nossas brincadeiras são possíveis!”

Num tempo em que a sustentabilidade ecológica é critica à sobrevivência da humanidade, ensinar a compreender e respeitar a natureza é fundamental e tem que começar desde os primeiros anos de vida.

Ilda Luís

Centro Escolar de Alcanede

Anabela Vitório

Centro Escolar de Alcanede

Programa Eco-escolas no Centro Escolar de Alcanede

De acordo com a UNESCO, os quatro objetivos da educação ambiental para crianças são: Consciencializa-las e sensibilizá-las em relação aos problemas ambientais; Fomentar o seu interesse em relação ao cuidado e melhoria do meio ambiente; Desenvolver na infância a capacidade de aprender sobre o meio que nos cerca.

A pertinência deste tema de acordo com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE). Apresentação de um filme.

Luisa Ferreira

Dir. Pedagógica do CSE

Marco Duarte

Educador de Infância no CSE

Adriana Esteves

Educadora de Infância no CSE

Projeto Educativo Centro Social de Ericeira

O Projeto Educativo do Centro Social da Ericeira assenta em três pilares: 1) A visão Educativa de Luiza Andaluz, 2) CSE Fora de portas – valorização do espaço exterior e do contacto com a comunidade envolvente, 3) A Pedagogia em Participação como base pedagógica.

Dina Henriques

Servas de Nossa Senhora de Fátima; CEIS 20 Universidade de Coimbra

Re (visitar) com Luiza Andaluz a estruturação do curso em educação de infância– Guiné Bissau

À luz de alguns dos elementos essenciais do conceito de educação de Luiza Andaluz, e baseada na reflexão sobre a prática vivida entre 2007 e 2013, revisita-se o caminho de estruturação do curso de Educação de Infância que proveio à criação da universidade católica da Guiné Bissau em 2014.

Helena Luís

Docente na Escola Superior de Educação de Santarém

Oportunidades e constrangimentos na transição em educação de infância

As mudanças comportam sempre alguma ansiedade nas crianças e nas famílias. Como encarar de modo positivo as transições entre o jardim de infância e o 1.º ciclo do ensino básico de modo a permitir continuidade e ter prazer em descobrir e realizar novas aprendizagens? Como podem os profissionais de educação apoiar essas mudanças?  Serão apresentadas algumas questões e reflexão em torno desta temática e algumas estratégias para familiares e profissionais apoiarem esta transição.

Maria de Lourdes Lima, Vitória Alves, Maria Helena Inácio, Maria José Bruno

Servas de Nossa Senhora de Fátima

Educar com os Valores de Luiza

Conversa com Irmãs da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, educadoras em diferentes países, onde testemunham a sua experiência educativa, estabelecida a partir dos valores promovidos por Luiza Andaluz.

Das 14h30 às 16h30

Todos os Oradores

Debate:
A Educação no pré-escolar

Um espaço de reflexão e de debate sobre a educação.

Andrés Palma Valenzuela

Departamento de Didactica de las Ciencias Sociales de la Universidad de Granada · Grupo de Investigación UNES, Universidad, Escuela y Sociedad

Comentários e desafios

Na ultima sessão do ciclo de conferências “O percurso da educação”, o professor Andrés Palma Valenzuela  resume as reflexões das sessões anteriores, lançando-nos o desafio de aprofundar o conceito de educação integral.

Logotipo UG

Com o apoio

Instituto Politécnico de Santarém

Este website utiliza Cookies, ao prosseguir com a navegação está a concordar com a nossa Política de Privacidade.