Logotipo Ciclo de Conferências
Logotipo

O Ciclo de Conferências “O percurso da educação” é composto por quatro sessões dedicadas à educação, que decorrerão ao longo do ano de 2021. 

A 3.ª sessão do Ciclo de Conferências “O percurso da educação” ocorrerá no dia 9 de outubro na Casa Madre Luiza Andaluz, onde se pretende comunicar as diversas abordagens de educação ao nível do ensino básico, como por exemplo metodologias de ensino aliadas à sustentabilidade, o contributo das tecnologias na educação, entre outros.

Esta sessão é creditada pelo Centro de Formação da Lezíria do Tejo para os docentes que assistirem presencialmente à Conferência, que é considerada ação de formação de curta duração (4 horas).

Cartaz Ciclo de Conferências

ATIVIDADES PARA CRIANÇAS

O sábado dia 9 de outubro será um dia diferente em Santarém, também para crianças dos 6 aos 10 anos.

Enquanto decorre a conferência, as crianças serão acompanhadas e convidadas a desenvolver um conjunto de atividades relacionadas com os temas da conferência. Assim, no final deste dia, pais e filhos, professores e alunos, adultos e crianças, poderão conversar sobre os mesmos temas e assuntos.

As atividades são gratuitas e de inscrição obrigatória até dia 6 de outubro (limitado a 30 crianças).

INSCRIÇÃO

9 de outubro 2021

10h00 – 12h30 

Intervalo para almoço (livre)

15h00 – 16h30

Casa Madre Luiza Andaluz, Santarém

Para reservar o seu lugar presencial ou obter os materiais da conferência deve inscrever-se aqui.

Na impossibilidade de estar presente, pode assistir online.

Das 10h00 às 12h30

Joana Lopes

Cofundadora de Spot Games

Spot Games

Spot Games é uma empresa especializada no desenvolvimento de jogos pedagógicos para o ensino básico. Os jogos são desenvolvidos em conjunto com os professores e adaptados aos conteúdos das disciplinas.

Inês Guimarães

Criadora de conteúdos digitais @MathGurl

Youtube como plataforma de ensino

Numa altura em que os mais jovens dão cada vez mais atenção às plataformas digitais, é importante refletir de que forma o Youtube poderá ser uma plataforma de ensino. No seu canal, Inês Guimarães dedica-se a apresentar o lado cool e divertido da matemática e, mais recentemente, é criadora de conteúdos digitais para a ENSICO.

Sílvia Mendonça

Mestre em Composição e Teoria Musical

E.N.S.I.N.A.R. Ensino de Música e de Dança

Os recentes e sempre urgentes desafios que o ensino nos impõe, levam-nos a uma constante reformulação do nosso papel na educação. Música e Dança são artes do tempo e do espaço onde o corpo é instrumento e ferramenta comum para a perceção da realidade. Nesta comunicação serão apresentados um conjunto de ideias que devem permanecer nesta reformulação.

Vera Malhão

Diretora da Lutra – Educação, Natureza e Sustentabilidade

Educação Ambiental

A Lutra presta serviços a escolas e comunidades, que têm como base uma educação para a sustentabilidade, a construção de um mundo melhor, mais justo e equitativo, e onde o relacionamento com a natureza e as ciências são os pilares para a construção de conhecimento, nas mais diversas áreas.

Eugénia Figueiredo

Coordenadora do projecto “Iniciação à Vida” na Guiné-Bissau

Iniciação à Vida

A disciplina “Iniciação à Vida” foi desenvolvida em 2019 com o intuito de transmitir critérios de conduta, nas dimensões humana, ética, moral, espiritual e religiosa, a partir de histórias, sobre as quais se faz uma reflexão, para que os alunos se consigam colocar na “pele das personagens” de modo a que os valores lhes façam sentido.

Das 14h30 às 16h30

Joana Lopes, Inês Guimarães, Sílvia Mendonça, Vera Malhão, Eugénia Figueiredo

Debate: Novas formas de ensino

O debate conta com a participação de todos os oradores convidados da parte da manhã. Todos eles terão perspetivas diferentes sobre o futuro do ensino básico e o desenvolvimento de novas formas de ensino, estando alguns deles atualmente a desenvolvê-las em parceria com escolas e outras instituições. Esta combinação de visões dará origem a um debate estimulante para uma reflexão sobre o futuro do ensino básico.

Andrés Palma Valenzuela

Departamento de Didactica de las Ciencias Sociales de la Universidad de Granada · Grupo de Investigación UNES, Universidad, Escuela y Sociedad

Comentários e desafios

No fim de cada sessão do ciclo de conferências “O percurso da educação”, o professor Andrés Palma Valenzuela faz uma reflexão sobre o que foi abordado na sessão e lança novos desafios aos participantes.

Logotipo UG

Atividades para crianças
6-10 anos

Horário: 10h00 – 12h30 | 15h00 – 16h30 

Logotipo CMS

Conservatório de Música de Santarém: Atelier de Música e Dança para crianças
Do movimento à dança, do balbucio ao canto, do som à música. Sensibilização para os fenómenos do espaço, do tempo e do som, sempre a caminho da Música. Movimento, canto, e instrumentos, uma experiência lúdica orientada por docentes do Conservatório de Música de Santarém.

Lutra: Eu e os Oceanos. 
Nesta atividade, as crianças vão compreender toda a magia que os oceanos nos oferecem, animais mágicos que lá vivem e florestas de algas que são as maiores responsáveis pelo ar que respiramos. A atividade centra-se na sensibilidade para a proteção dos oceanos, o que temos em comum e porque é que são tão importantes para toda a humanidade e ecossistemas.

Logotipo MDS

Museu Diocesano de Santarém: ANIMALIA no Museu
Descobrir o Museu Diocesano de Santarém através de conceitos conhecidos, como os animais e as histórias das personagens que os acompanham é o desafio que propomos aos mais jovens! A visita oficina inclui ainda a construção em origami de alguns animais.