LA CC
Convento das Capuchas

Convento das Capuchas 

Passo a passo

O Convento das Capuchas, fundado pela Venerável Ordem Terceira de São Francisco em 1678, foi construído sobre uma ermida mandada fazer pela Rainha Santa Isabel em 1321 como hospital dos meninos expostos (abandonados). Em 1924, devido à expulsão das Irmãs Capuchas em 1910, Luiza adquire, em praça pública, o edifício para acolher as crianças órfãs da pneumónica, e outras, que tinha a seu cuidado. Em 1925 nasce o Instituto de Nossa Senhora dos Inocentes, hoje Fundação Luiza Andaluz.

Em 1891, a pedido do Cardeal Dom José Neto, Luiza recebe a primeira missão. Com apenas 14 anos, inicia o percurso educativo auxiliando as Irmãs capuchas numa escola para a instrução de crianças de rua. Aqui experimentou a capacidade de liderança e organização. Aos 18 anos adquiriu a carteira de professora e, aos 24, assumiu a direção desta escola. A partir de 1925, o Instituto de Nossa Senhora dos Inocentes, era paragem obrigatória nas suas deslocações a Santarém.

Aqui, onde Luiza desenvolveu a sua missão humanitária e educadora, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento quer ser um espaço de experimentação e conhecimento.

Reunir, projetar, alcançar

Reunir, projetar, alcançar

Os trabalhos no Convento das Capuchas continuam. Com reuniões de trabalho para o alinhamento do projeto, traçamos o nosso percurso para a abertura do terceiro espaço do Luiza Andaluz Centro de Conhecimento.

Tivemos visitas

Tivemos visitas

No passado dia 18 de agosto tivemos as visitas do Sr. Dr. Nuno Domingos, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Santarém e da Sra. Dra. Vera Duarte, Guia Intérprete do Município de Santarém que amavelmente aceitaram percorrer e conhecer o itinerário do futuro espaço do Luiza Andaluz Centro de Conhecimento no Convento das Capuchas.

Um marco da educação integral

Um marco da educação integral

A mesa de costura do Centro Social de Valado de Frades pertence agora ao espólio do Convento das Capuchas. Por esta passaram centenas de jovens mulheres que aprenderam a bordar e a costurar, adquirindo uma ferramenta técnica que lhes permitiu gerir a sua vida adulta com maior autonomia.

Intervenção na pintura de Santo Antão

Intervenção na pintura de Santo Antão

Uma das principais obras do espólio de pintura remanescente deste edifício está em intervenção, pelos alunos da Licenciatura de Conservação e Restauro do Instituto Politécnico de Tomar. Um trabalho fecundo do ponto de vista da preservação do património cultural interligado com a educação.

Definir os espaços

Definir os espaços

As maquetes estão em cima da mesa, bem como as plantas e projetos de arquitetura. Esta casa encontra-se ainda na fase de definir e dar corpo a cada espaço. Quer contribuir? Visite-nos e dê-nos as suas sugestões.

Novas valências

Novas valências

Para lá desta porta, datada de 1753 e, até agora, habitualmente fechada, estamos a preparar os espaços para que o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento possa desenvolver as suas atividades com independência e interajuda, com as outras valências do Convento das Capuchas, ao serviço de quem nos visitar.

Este website utiliza Cookies, ao prosseguir com a navegação está a concordar com a nossa Política de Privacidade.