LA CC
Conversas JMJ Lisboa 2023

Conversas JMJ

A caminho da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, trazemos um ciclo de conversas, com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente“, na Casa de São Mamede, Rua da Escola Politécnica, 100, Lisboa, dividida em 3 sessões, no feminino.

No dia 27 de abril, promovemos a segunda sessão de Conversas JMJ: “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, intitulada “Levantou-se, superou e caminhou”.

Neste serão, no feminino e em tom de conversa moderada por Eunice Lourenço – jornalista no jornal Expresso – ouvimos os testemunhos de vida de três mulheres que souberam suplantar.

Através do testemunho de Margarida Custódio, uma jovem mulher, solicitadora e invisual, percebemos como todos os dias supera e caminha na procura de igualdade e inclusão na sociedade.

Conhecemos também Ghalia Taki, refugiada e Coordenadora do gabinete de Interpretação e Mediação do Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) que nos falou do seu percurso e das batalhas superadas desde a sua saída da Síria.

Numa perspetiva diferente, Isabel Oliveira Martins, mãe e Assistente Social da Fundação Madre Sacramento, Lar Jorbalán, mostrou-nos as dificuldades e complexidade de ajudar o próximo.

O evento foi ainda marcado com a abertura de uma pequena exposição de obras produzidas por um grupo de utentes num programa de Pintura Psicoterapêutica do CIRE – Centro de Integração e Reabilitação de Tomar, que poderá visitar até dia 21 de maio.