Conversas no 100 – Mundo [en]contraste

No 100, da Rua da Escola Politécnica, abrimos um ciclo de 4 conversas sobre contrastes que nos habitam e inquietam – guerra e paz, vazio e cheio, silêncio e ruído, inclusão e exclusão – para reflectir o mundo e repensar o que somos. Como habitualmente arte e reflexão entrecruzam-se ao longo do ciclo. 

Conversas no 100 – Mundo [en]contraste

Inclusão e Exclusão

3 de dezembro | 19h
100 | Rua da Escola Politécnica, Lisboa

Como se desenham os caminhos de inclusão e exclusão, tanto no digital como na vida real?

Nesta conversa, com o contraste da inclusão e da exclusão, teremos dois olhares que se complementam e se confrontam.

A Graça traz-nos o olhar de como a academia pode contribuir para a inclusão através de soluções éticas, responsáveis ​​e inovadoras, no mundo digital e em plena ascensão da inteligência artificial. Por sua vez, o André apresenta-nos uma visão do terreno, num tempo marcado por grandes deslocações humanas, onde as realidades da pessoa migrante, deslocada ou refugiada reflete, na maioria das vezes, fenómenos de exclusão.

A Irmã Isabel conclui a conversa retomando o essencial e deixando-nos com o desafio de continuar a refletir: 

Para terminar, realizamos uma visita guiada à Exposição de Presépios, que estará no 100, de 29 de novembro a 6 de janeiro

CONVERSADORES

André Costa Jorge

Director Geral no JRS – Serviço Jesuíta aos Refugiados – Portugal

André Costa Jorge é licenciado em Antropologia e, desde 2008, Diretor Geral do Serviço Jesuíta aos Refugiados. Desde outubro de 2018 é coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) da qual foi cofundador. É autor de dois documentários que abordam a temática das migrações e colaborador na Rádio Antena 1 no espaço de comentário “Causas Públicas”. É Professional Coach certificado pela International Coaching University (ICU). 

Graça Carvalho

Diretora Executiva do Centro de Inovação Digital do University College London

Graça Carvalho é mestre em Engenharia de Sistemas e Computação e em Sistemas Distribuídos Móveis, sendo engenheira em comunicação com mais de 30 anos de experiência. Atualmente é Diretora Executiva do Centro de Inovação Digital da University College London. Com paixão em Tech for Good, defende o uso da tecnologia para um impacto positivo na sociedade, onde promove e trabalha com comunidades para construir um futuro mais inclusivo, equitativo e sustentável para todos.