LA CC
Lançamento do livro Correspondência para as Irmãs da Congregação

Lançamento do livro “Correspondência para as Irmãs da Congregação”

São três os volumes que compilam o epistolário de Luiza Andaluz. A correspondência de Luiza Andaluz às suas companheiras de vida e de missão compila cartas inéditas a 33 Irmãs da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, entre 1923 e 1968. A forma como Luiza comunica com aquelas com quem partilha um projeto comum, a forma como se expressa e os assuntos tratados são uma importante e riquíssima forma de conhecer Luiza Andaluz na sua densidade e complexidade.

Lançamento do livro Correspondência às Irmãs da Congregação
Lançamento do livro Correspondência às Irmãs da Congregação

No lançamento deste 3.º volume do conjunto de seis volumes que compõem os escritos de Luiza Andaluz, a 27 de outubro de 2021, na Casa Madre Luiza Andaluz, em Santarém, realizou-se um painel e uma performance de dança contemporânea

O painel composto por Maria de Jesus Armez Silvério, Superiora Geral das Servas de Nossa Senhora de Fátima, Rita Mendonça Leite, CEHR-UCP e Henrique Mota, editor (através de um vídeo), foi moderado por Carlos Liz.

Lançamento do livro Correspondência às Irmãs da Congregação

No auditório, onde se realizou o encontro, estavam expostas algumas cartas e postais originais, escritos por Luiza. Durante o painel foi entregue uma cópia da carta escrita por Luiza a duas Irmãs destinatárias, ali presentes.

A sessão terminou com uma performance de dança contemporânea por Juan Maria Soller (coreógrafo), Eduarda Carreira e Francisca Santarém, do Conservatório de Música de Santarém, interpretando algumas das cartas deste livro.

Luiza Andaluz deixou um conjunto de documentos escritos de diferentes tipologias. Toda a documentação está preservada no Arquivo Histórico da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima. Durante muitos anos esta documentação esteve sem acesso ao público, incluindo, para muitos documentos, às próprias religiosas da congregação.

Assim, o objetivo desta publicação é facultar ao público em geral o texto original de Luiza Andaluz, após uma revisão crítica do mesmo.

Apesar de os seis volumes não estarem numerados, eles constituem uma coleção dos escritos integrais de Luiza Andaluz, e é no seu conjunto que se pode abarcar a vida e obra desta inspiradora mulher.