Educar para uma Alimentação Sustentável
23 de outubro |16h30
Casa Madre Luiza Andaluz
No dia 23 de outubro, a Casa Madre Luiza Andaluz, acolheu a primeira sessão do ciclo de conferências “Educar para a Sustentabilidade”, uma iniciativa promovida em parceria com o Centro de Formação de Lezíria do Tejo. O encontro reuniu professores, educadores e especialistas com o objetivo de refletir sobre práticas que promovam a redução do desperdício alimentar, a preservação do meio ambiente e uma gestão responsável dos recursos naturais.
A primeira parte da sessão contou com apresentações de Ana Ribeiro e Ralfe Monteiro, dedicadas à Sustentabilidade alimentar e ao ciclo de produção alimentar e gestão de desperdício. De seguida, realizou-se uma mesa redonda, onde João Conduto e Diogo Palha abordaram os desafios associados ao combate do desperdício alimentar e a promoção de modelos alimentares alternativos.
A dimensão prática da conferência contou com a realização de workshops sobre compostagem, com o Projeto GiroBio da Câmara Municipal de Santarém, hortas urbanas, com o professor Pedro Cardoso, e sobre práticas para uma alimentação sustentável, com a nutricionista Inês Silva.
Esta sessão permitiu reforçar a importância de articular conhecimento, debate e prática no caminho para uma sociedade mais sustentável.
Programa
Moderação: Carmo Aragão, Servas de Nossa Senhora de Fátima
16h30 | Sessão Abertura
Mafalda Leitão, Servas de Nossa Senhora de FátimaJosé Avelino, Centro de Formação de Lezíria do Tejo
16h45 | Educar para a sustentabilidade
Ana Ribeiro, Escola Superior Agrária de Santarém
Ralfe Monteiro, Phenix
17h30 | Coffee Break
17h45 | Alimentação Sustentável
João Conduto, Refood Santarém
Diogo Palha, ThunderFoods
18h30 | Sustentabilidade na Prática
Práticas para uma alimentação sustentável
Inês Silva, Nutricionista
Projeto GiroBio – Compostagem
Diogo Dias e Marco Arruda, Câmara Municipal de Santarém
Hortas Urbanas
Pedro Cardoso, Escola Superior Agrária de Santarém
19h30 | Encerramento da Sessão
Para mais informações contactar através do email geral@lacc.pt ou do contacto 938 829 003.



