LA CC
Lançamento do livro Correspondência à sua irmã Eugénia

Lançamento do livro “Correspondência para a sua irmã Eugénia”

São três volumes que compilam o epistolário de Luiza Andaluz. Este volume compila cartas que Luiza escreveu à sua irmã Eugénia Santa Marta, carmelita descalça do Carmelo da Imaculada em Echavacoiz, Pamplona, entre os anos de 1932 e 1954. As cartas que Eugénia Santa Marta guardou foram mais tarde entregues pelo Carmelo à Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, possibilitando a transcrição integral das cartas originais, agora publicadas.

A leitura da correspondência de Luiza com a sua irmã – muito próxima e confidente – permite um maior conhecimento da sua vida e da sua espiritualidade, bem como da história da obra que fundou.

Lançamento do livro Correspondência à sua irmã Eugénia
Lançamento do livro Correspondência à sua irmã Eugénia
Lançamento do livro Correspondência à sua irmã Eugénia

A sessão de lançamento deste 5.º livro, de um conjunto de seis volumes que compõem os escritos integrais de Luiza Andaluz,  realizou-se a 29 de outubro de 2022 na Casa Madre Luiza Andaluz em Santarém.

Desta vez, iniciou-se a sessão com a inauguração de uma exposição: “Luiza.Tereza · um chamamento”, invocativa dos 100 anos de intuição de Luiza a fundar a Congregação, ocorrida no Carmelo de Echavacoiz onde se encontrava a sua irmã Eugénia de Santa Marta

Seguiu-se o painel de lançamento, na Biblioteca da Casa Madre Luiza Andaluz, com a presença de Hermínia Cunha, snsf, Rita Mendonça Leite, CEHR-UCP, Lília Guerreiro, tradutora das cartas de Eugénia, e Henrique Mota, editor, que foi moderado por Carlos Liz.

Luiza Andaluz deixou um conjunto de documentos escritos de diferentes tipologias. Toda a documentação está preservada no Arquivo Histórico da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima. Durante muitos anos esta documentação esteve sem acesso ao público, incluindo, para muitos documentos, às próprias religiosas da congregação.

Assim, o objetivo desta publicação é facultar ao público em geral o texto original de Luiza Andaluz, após uma revisão crítica do mesmo.

Apesar de os seis volumes não estarem numerados, eles constituem uma coleção dos escritos integrais de Luiza Andaluz, e é no seu conjunto que se pode abarcar a vida e obra desta inspiradora mulher.