LA CC
Lançamento do livro Documentos autobiográficos, pensamentos e consagrações

Lançamento do livro “Documentos Autobiográficos, Pensamentos e Consagrações”

Lançamento do livro Documentos autobiográficos, pensamentos e consagrações

Este volume é na sua maioria dedicado aos pensamentos de Luiza Andaluz. Estes são pequenos textos que Luiza deixou escritos em estampas ou postais que tinha por hábito oferecer. Na maioria os textos são de sua autoria.

Apesar de serem documentos individuais deixam entrever, em ligação com a história de vida de Luiza e da Congregação, as suas preocupações, a sua sensibilidade, bem como o seu percurso de maturidade.

Neste volume são também apresentados documentos autobiográficos, que nos apresentam Luiza Andaluz como ela se revela, nomeadamente no texto «Estudo do meu caráter», ou nas últimas disposições que considerou importante deixar escritas antes de morrer. E ainda, um conjunto de textos da sua consagração que revela, de modo particular, a sua espiritualidade.

O lançamento deste 2.º livro – de um conjunto seis volumes de escritos integrais de Luiza Andaluz – ocorreu a 23 de abril de 2021, na Casa Madre Luiza Andaluz, em Santarém.

Dinamizou-se um painel moderado por Luciana Barros, do LA CC, composto por Lucilia Gaspar, snsf, Superiora Geral das Servas de Nossa Senhora de Fátima, Rita Mendonça Leite, CEHR-UCP e Dina Batalha Henriques, snsf, organizadoras do livro, e pelo editor Henrique Mota

Durante o painel realizou-se a pintura ao vivo, por Sandra Bartolomeu,snsf, de um pensamento de Luiza Andaluz, presente no livro. Posteriormente o desenho foi leiloado pela Cabral Moncada Leilões, revertendo a favor de alunos carenciados, do Instituto Politécnico de Santarém.

Lançamento do livro Documentos autobiográficos, pensamentos e consagrações

Luiza Andaluz deixou um conjunto de documentos escritos de diferentes tipologias. Toda a documentação está preservada no Arquivo Histórico da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima. Durante muitos anos esta documentação esteve sem acesso ao público, incluindo, para muitos documentos, às próprias religiosas da congregação.

Assim, o objetivo desta publicação é facultar ao público em geral o texto original de Luiza Andaluz, após uma revisão crítica do mesmo.

Apesar de os seis volumes não estarem numerados, eles constituem uma coleção dos escritos integrais de Luiza Andaluz, e é no seu conjunto que se pode abarcar a vida e obra desta inspiradora mulher.