LA CC
Lançamento do livro História da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima

Lançamento do livro “História da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima”

A História da Congregação foi escrita por Luiza Andaluz, entre fevereiro de 1951 e 31 de maio de 1954. Escreveu-a por seu punho, como um documento explicitamente pedido para ser, por ela, deixado à Congregação. Aqui se pode ler a sua biografia, descobrir o seu caminho vocacional e de relação com Deus, encontrar os marcos fundamentais da fundação da Congregação, e episódios da sua vida que revelam a sua personalidade, a sua relação com outros e o que considerava ser a sua missão.

O lançamento deste livro – o primeiro de um conjunto de 6 volumes distintos –  ocorreu a 18 de outubro de 2020, na Casa Madre Luiza Andaluz, em Santarém, ainda em plena pandemia provocada pela Covid 19.

O painel de lançamento foi moderado por Luciana Barros, LA CC. Contou com a presença de Lília Guerreiro e Deolinda Serralheiro, snsf, organizadoras deste volume, e ainda com Henrique Mota, editor. No final seguiu-se um recital de guitarra, por João Loureiro do Conservatório de Música de Santarém.

Lançamento do livro História da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima

Luiza Andaluz deixou um conjunto de documentos escritos de diferentes tipologias. Toda a documentação está preservada no Arquivo Histórico da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima. Durante muitos anos esta documentação esteve sem acesso ao público, incluindo, para muitos documentos, às próprias religiosas da congregação.

Assim, o objetivo desta publicação é facultar ao público em geral o texto original de Luiza Andaluz, após uma revisão crítica do mesmo.

Apesar de os seis volumes não estarem numerados, eles constituem uma coleção dos escritos integrais de Luiza Andaluz, e é no seu conjunto que se pode abarcar a vida e obra desta inspiradora mulher.