LA CC

Inspiração

Luiza Andaluz, mulher inspiradora, audaz, culta e multifacetada, colocou a sua vida ao serviço das causas da dignidade humana e do bem comum.

Suportada pelos valores humanos e cristãos, encontrou na educação integral (conhecimento, empowerment social, capacitação técnica) e simultaneamente na imprensa cristã, a forma de expandir a sua ação, em especial para com as jovens mulheres, fundando, em 1923, a Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima.

Luiza.Tereza –
um chamamento

29 de outubro de 2022 a 26 de fevereiro de 2023

5ª a domingo, das 14h às 19h

Enquadrada nos 100 anos da intuição de Luiza Andaluz a fundar a Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, a exposição “Luiza.Tereza · um chamamento” torna patente o contexto do chamamento de Luiza Andaluz, no Carmelo de Echavacoiz, Pamplona, e a sua relação com S. Teresa de Jesus (Ávila).

Logotipo LA CC

Inspiração

Luiza Andaluz, mulher inspiradora, audaz, culta e multifacetada, colocou a sua vida ao serviço das causas da dignidade humana e do bem comum.

Suportada pelos valores humanos e cristãos, encontrou na educação integral (conhecimento, empowerment social, capacitação técnica) e simultaneamente na imprensa cristã, a forma de expandir a sua ação, em especial para com as jovens mulheres, fundando, em 1923, a Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima.

Mostra Internacional de Curtas-Metragens “Deus Fora de Portas”

Por ocasião do Dia Mundial do Cinema, que se comemora a 5 de novembro, e da realização em Portugal da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA CC) lança a Mostra Internacional de Curtas-Metragens “Deus Fora de Portas”, dirigida aos jovens dos 14 aos 30 anos, de qualquer país do mundo.

Com esta iniciativa o LA CC – um espaço contemporâneo e de vanguarda, que procura encontrar novas linguagens para expressar o rosto de Deus – pretende criar uma dinâmica alinhada com a JMJ, que se realiza de 1 a 6 de agosto de 2023, em Lisboa, onde serão apresentadas as curtas-metragens selecionadas pelo júri.

International Short Film Festival “Deus Fora de Portas”

On the occasion of the World Cinema Day, which is celebrated on November 5th, and of the World Youth Day (WYD) being held in Portugal, the Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA CC) launches the International Short Film Festival “Deus Fora de Portas”, aimed at young people aged between 14 and 30, from any country in the world.

With this initiative, LA CC – a contemporary and avant-garde space that seeks to find new languages to express the face of God – intends to create a dynamic aligned with WYD, which will take place from August 1st to 6th, 2023, in Lisbon, where the short films selected by the jury will be presented, aimed at young people aged between 14 and 30, from any country in the world. 

Mostra Internacional de Curtas-Metragens “Deus Fora de Portas”

Agenda

05-11-2022 – Lançamento do concurso “Deus Fora de Portas” · Launch
05-11-2022 · 05-01-2023 –
Período de submissão · Submission
17-04-2023 – Divulgação das curtas metragens selecionadas · Announcement of selected films
15-05-2023 – Envio ficheiros de exibição e materiais de apoio · File sending
15-06-2023 – Apresentação dos vencedores · Winners presentation
01-08-2023 · 06-08-2023 – Divulgação dos vídeos nas Jornadas Mundiais da Juventude · Exhibition during WYD

Livros Luiza Andaluz

Lançamento do livro “Correspondência para a sua irmã Eugénia”

Estão já disponíveis cinco livros de um conjunto de seis publicações com textos de Luiza Andaluz, fundadora da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, editados pela Lucerna.

• HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO
• DOCUMENTOS AUTOBIOGRÁFICOS, PENSAMENTOS E CONSAGRAÇÕES
• CORRESPONDÊNCIA PARA IRMÃS DA CONGREGAÇÃO
• CORRESPONDÊNCIA GERAL
• CORRESPONDÊNCIA PARA A SUA IRMÃ EUGÉNIA

Logotipo Peça a Peça

Através do espólio da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, damos a conhecer Luiza Andaluz, assim como alguns detalhes das três casas onde Luiza nasceu, viveu e fundou a Congregação, exerceu a sua primeira missão, liderou e morreu.

Na última sexta-feira de cada mês – espiritualidade e cultura – descobrindo e construindo o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento.

Relíquias de Luiza Andaluz

O mês de janeiro é tipicamente um período de reflexão e balanço entre o passado e o futuro. Dentro desse espírito, o Peça a Peça dá a conhecer algumas das relíquias de Luiza Andaluz, presentes na exposição “Relíquias? o projeto reliquiarum”, do Museu de São Roque.


Exposição Itinerante – Descobrir Luiza Andaluz

Luiza Andaluz é uma figura ímpar da história contemporânea da Igreja Portuguesa, tendo-lhe sido reconhecidas virtudes heróicas pelo Papa Francisco em 2017, o que abriu caminho para o processo da sua beatificação.

A exposição “Descobrir Luiza Andaluz” constitui uma experiência única no processo de aproximação a Luiza. O percurso proposto inclui a apresentação em texto e imagem – fotografia, desenho, vídeo – dos principais momentos da vida da Madre, bem como o seu enquadramento histórico.

Visite a exposição na Igreja de São Pedro, em Torres Novas

No passado dia 20 de agosto, integrado no plano de comemorações do 49.º aniversário de morte de Luiza Andaluz, realizámos a 3.ª edição do nosso Recital de Agosto, na Catedral de Santarém.

Contámos com a presença de Nuno Margarido Lopes, ao piano, e de Mariana Castello-Branco, soprano, que presentearam o público com um espetáculo musical que percorreu o canto lírico desde o sacro à ópera, canção, musical e zarzuela.

Em especial, agradecemos à Diocese de Santarém e ao Museu Diocesano de Santarém que vem colaborando connosco nas demais iniciativas que dão vida à cidade de Santarém.

Recital de agosto de 2022

Inaugurado a 19 de abril na Casa Madre Luiza Andaluz, em Santarém

Nesta data abrimos as nossas portas com uma proposta de acolhimento e espiritualidade.

Aqui, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento liga-nos aos espaços de vida de Luiza e na visita à Cripta podemos experimentar que “a sua lâmpada não se apaga”.

Casa Madre Luiza Andaluz

Casa Madre Luiza Andaluz

Inaugurado a 24 de setembro na Casa de São Mamede, em Lisboa

Com o início das comemorações do Centenário da Congregação das SNSF, abrimos as portas do n.º 100 da Rua da Escola Politécnica.

Este é um espaço de projetos e realizações, interligado com o conhecimentos das obras fundadas e geridas por Luiza Andaluz.

Casa de São Mamede

Casa de São Mamede

Cada vez mais próximas

A 3.ª Casa onde o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento se comunica, será inaugurada brevemente.

Convento das Capuchas

Convento das Capuchas

Nestas duas Casas, pessoas inquietas e buscadoras da verdade podem encontrar o rosto de Deus, expresso em novas linguagens e em espaços requalificados.

Venha estar connosco. Portas abertas de 5ª a domingo, das 14h às 19h.

“Entre Memórias, História e Reflexões: revisitar um percurso de vida dedicado a Luiza Andaluz”, um novo e-book realizado em parceria com o Instituto Politécnico de Tomar, lançado a 23 de abril, no dia mundial do livro.

Entre Memórias, Histórias e Reflexões

Programação Luiza Andaluz Centro de Conhecimento · 2022

Quer receber notícias nossas?

 

A sua privacidade é importante para nós. Este contacto destina-se exclusivamente para a difusão de eventos e notícias relacionados com o projeto Luiza Andaluz Centro de Conhecimento.

Consulte a nossa Política de Privacidade

* campo obrigatório
Política de Privacidade

Visão

O Luiza Andaluz Centro de Conhecimento quer ser um espaço contemporâneo e de vanguarda onde pessoas inquietas e buscadoras da verdade encontram o rosto de Deus e o expressam em novas linguagens.

Missão

Com este Projeto a Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima pretende responder ao apelo de renovação vocacional e atualização da missão, numa evangelização transformadora e com impacto na vida contemporânea multifacetada.

Este website utiliza Cookies, ao prosseguir com a navegação está a concordar com a nossa Política de Privacidade.