LA CC

“O percurso da educação” · 1.ª sessão – Ensino Universitário

Conferências, Histórico

O Ensino Universitário é um período muito relevante no aprofundamento do conhecimento e de preparação imediata para a inserção no mercado de trabalho. Nesta fase de aprendizagem tão desafiante e rica na evolução cognitiva, um conjunto alargado de jovens, pode ser obrigado a mudar de localidade e de residência, o que exige um esforço adicional de adaptação e torna a vivência universitária ainda mais exigente. 

Estes foram os motes que orientaram as apresentações e conversas desta sessão, que contou com a presença de:

Eunice Lopes, Nos meandros da antropologia do turismo: interagir para experienciar e “descerrar” a aprendizagem

Ana da Silva, Educação Social com crianças e jovens em tempos de pandemia

Diogo Mendes, Apresentação do projeto Centro Académico de Santarém

Andrés Palma Valenzuela, Comentários e desafios

Decorreu no dia 15 de março de 2021 entre as 15h00 e as 17h00, online, devido ao confinamento decorrente da pandemia causada pela covid 19. 

Ciclo de Conferências “O percurso da educação”
Ciclo de Conferências “O percurso da educação”

A educação configura sempre o futuro e é chave para a formação de pessoas que, alicerçadas nos valores do bem comum, contribuem para a transformação social. Assim, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento, inspirado no projecto educativo de Luiza Andaluz que teve a educação integral como base da sua acção social, expõe um dos pilares da sua ação – a educação – contribuindo activamente na configuração dos modelos educativos contemporâneos.

Vendo e julgando a realidade apresentada por cada interveniente contámos, em todas as sessões, com o olhar crítico do Professor Andréas Palma Valenzuela, do Departamento de Didactica de las Ciencias Sociales de la Universidad de Granada, e investigador no Grupo de Investigación UNES, Universidad, Escuela y Sociedad que, em cada sessão, transmitiu a sua visão dos temas abordados, e deixou desafios e pontos de reflexão para, em conjunto, se construir conhecimento ao longo do ciclo de conferências.

PROGRAMAÇÃO