O Ensino Secundário é um período decisivo para os jovens alunos que vêm à sua frente diversas possibilidades de trajetos a seguir. Porém, é também um nível de ensino desafiante para os professores que têm alunos que estão a entrar (ou até que já entraram) na idade adulta, com as suas ideias próprias e a vontade de se afirmarem ao mundo.
A parte da manhã foi especialmente dedicada aos alunos, onde estes tomaram parte ativa, entrando em diálogo com os oradores, numa dinâmica de esclarecimento e encontro de caminhos a seguir, nesta fase de transição e dúvidas que é a passagem do ensino secundário para o ensino universitário.
Contou com a presença de:
Rita França Ferreira, Hábitos de leitura dos jovens portugueses
Inês Lopes Silva, Política. Porque é que não é uma disciplina do Ensino Secundário?
Alexandre Pedro, Atividades extracurriculares. A importância das mesmas para o desenvolvimento do jovem e na sua formação
Miguel Amaral, Ana Isabel Coelho, Joana Dâmaso, Rodrigo Matias, Afonso Cardoso, Acabei o Ensino Secundário. E agora?
Na parte da tarde, dedicada aos docentes deste ciclo de ensino, debateu-se o tema: Professores para quê?, e na mesa redonda contou-se com a presença de Dina Henriques, Margarida Martins, Helena Damião
Andrés Palma Valenzuela, com os seus Comentários e desafios, encerrou a sessão.
Decorreu no dia 16 de junho de 2021, entre as 10h00 e as 16h00, no Externato Cooperativo da Benedita, na Benedita. Foi também transmitida via zoom.
Esta foi a 2.ª sessão de um Ciclo de 4 Conferências, intitulado “O percurso da educação”. Abordou a educação do ensino pré-escolar ao ensino universitário e refletiu o atual contexto de mudança profunda do conhecimento, bem como os desafios do futuro.
A educação configura sempre o futuro e é chave para a formação de pessoas que, alicerçadas nos valores do bem comum, contribuem para a transformação social. Assim, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento, inspirado no projecto educativo de Luiza Andaluz que teve a educação integral como base da sua acção social, expõe um dos pilares da sua ação – a educação – contribuindo activamente na configuração dos modelos educativos contemporâneos.
Vendo e julgando a realidade apresentada por cada interveniente contámos, em todas as sessões, com o olhar crítico do Professor Andréas Palma Valenzuela, do Departamento de Didactica de las Ciencias Sociales de la Universidad de Granada, e investigador no Grupo de Investigación UNES, Universidad, Escuela y Sociedad que, em cada sessão, transmitiu a sua visão dos temas abordados, e deixou desafios e pontos de reflexão para, em conjunto, se construir conhecimento ao longo do ciclo de conferências.
“O percurso da educação” · 4.ª sessão – Ensino Pré-escolar
9 de dezembro de 2021 · Escola Superior de Educação de Santarém
“O percurso da educação” · 3.ª sessão – Ensino Básico
9 de outubro de 2021 · Auditório Casa Madre Luiza Andaluz
“O percurso da educação” · 2.ª sessão – Ensino Secundário
16 de junho de 2021 · Externato Cooperativo da Benedita