LA CC
Ciclo de Conferências "O Percurso da Educação"

“O percurso da educação” · 2.ª sessão – Ensino Secundário

Ciclo de Conferências “O percurso da educação”

O Ensino Secundário é um período decisivo para os jovens alunos que vêm à sua frente diversas possibilidades de trajetos a seguir. Porém, é também um nível de ensino desafiante para os professores que têm alunos que estão a entrar (ou até que já entraram) na idade adulta, com as suas ideias próprias e a vontade de se afirmarem ao mundo.

A parte da manhã foi especialmente dedicada aos alunos, onde estes tomaram parte ativa, entrando em diálogo com os oradores, numa dinâmica de esclarecimento e encontro de caminhos a seguir, nesta fase de transição e dúvidas que é a passagem do ensino secundário para o ensino universitário.

Contou com a presença de:
Rita França Ferreira, Hábitos de leitura dos jovens portugueses
Inês Lopes Silva, Política. Porque é que não é uma disciplina do Ensino Secundário?
Alexandre Pedro, Atividades extracurriculares. A importância das mesmas para o desenvolvimento do jovem e na sua formação
Miguel Amaral, Ana Isabel Coelho, Joana Dâmaso, Rodrigo Matias, Afonso Cardoso, Acabei o Ensino Secundário. E agora?

 Na parte da tarde, dedicada aos docentes deste ciclo de ensino, debateu-se o tema: Professores para quê?, e na mesa redonda contou-se com a presença de Dina Henriques, Margarida Martins, Helena Damião 

Andrés Palma Valenzuela, com os seus Comentários e desafios, encerrou a sessão.

Decorreu no dia 16 de junho de 2021, entre as 10h00 e as 16h00, no Externato Cooperativo da Benedita, na Benedita. Foi também transmitida via zoom.

Ciclo de Conferências “O percurso da educação”
Ciclo de Conferências “O percurso da educação”
Ciclo de Conferências “O percurso da educação”
Ciclo de Conferências “O percurso da educação”

Esta foi a 2.ª sessão de um Ciclo de 4 Conferências, intitulado “O percurso da educação”. Abordou a educação do ensino pré-escolar ao ensino universitário e refletiu o atual contexto de mudança profunda do conhecimento, bem como os desafios do futuro.

A educação configura sempre o futuro e é chave para a formação de pessoas que, alicerçadas nos valores do bem comum, contribuem para a transformação social. Assim, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento, inspirado no projecto educativo de Luiza Andaluz que teve a educação integral como base da sua acção social, expõe um dos pilares da sua ação – a educação – contribuindo activamente na configuração dos modelos educativos contemporâneos.

Vendo e julgando a realidade apresentada por cada interveniente contámos, em todas as sessões, com o olhar crítico do Professor Andréas Palma Valenzuela, do Departamento de Didactica de las Ciencias Sociales de la Universidad de Granada, e investigador no Grupo de Investigación UNES, Universidad, Escuela y Sociedad que, em cada sessão, transmitiu a sua visão dos temas abordados, e deixou desafios e pontos de reflexão para, em conjunto, se construir conhecimento ao longo do ciclo de conferências.