LA CC

“O percurso da educação” · 3.ª sessão – Ensino Básico

Nesta sessão abordaram-se e discutiram-se novos modelos de educação do Ensino Básico, visto que existem vários movimentos e desejos de alteração do sistema educativo em Portugal, com o objetivo de evoluir no sentido de se alcançar uma maior liberdade de decisão e escolha no programa por parte dos docentes em coordenação com as suas turmas e os seus alunos, tal como existe em outros países. 

Esta sessão foi creditada pelo Centro de Formação da Lezíria do Tejo para todos os docentes que assistiram presencialmente. Esteve também aberta aos pais, encarregados de educação e todos com interesse em contribuir no desenvolvimento da educação. 

Em simultâneo, dando assim aos pais a possibilidade de levarem os seus filhos, decorreram várias atividades destinadas às crianças, relacionadas com os temas abordados na conferência, dinamizadas pelo Conservatório de Música de Santarém, a Lutra – Educação, Natureza e Sustentabilidade e o Museu Diocesano de Santarém.

Da parte da manhã contou-se com a presença de:
Joana Lopes, Spot Games
Inês Guimarães, Youtube como plataforma de ensino
Sílvia Mendonça, E.N.S.I.N.A.R Ensino de música e dança
Vera Malhão, Educação ambiental
Eugénia Figueiredo, Iniciação à vida

Na parte da tarde, os oradores da manhã, debateram o tema “Novas formas de ensino”.

Andrés Palma Valenzuela, com os Comentários e desafios, encerrou a sessão

Decorreu no dia 9 de outubro de 2021, entre as 10h30 e as 16h30, no auditório da Casa Madre Luiza Andaluz, em Santarém.

Ciclo de Conferências “O percurso da educação”
Ciclo de Conferências “O percurso da educação”
Ciclo de Conferências “O percurso da educação”

Esta foi a 3.ª sessão de um Ciclo de 4 Conferências, intitulado “O percurso da educação”. Abordou a educação do ensino pré-escolar ao ensino universitário e refletiu o atual contexto de mudança profunda do conhecimento, bem como os desafios do futuro.

A educação configura sempre o futuro e é chave para a formação de pessoas que, alicerçadas nos valores do bem comum, contribuem para a transformação social. Assim, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento, inspirado no projecto educativo de Luiza Andaluz que teve a educação integral como base da sua acção social, expõe um dos pilares da sua ação – a educação – contribuindo activamente na configuração dos modelos educativos contemporâneos.

Vendo e julgando a realidade apresentada por cada interveniente contámos, em todas as sessões, com o olhar crítico do Professor Andréas Palma Valenzuela, do Departamento de Didactica de las Ciencias Sociales de la Universidad de Granada, e investigador no Grupo de Investigación UNES, Universidad, Escuela y Sociedad que, em cada sessão, transmitiu a sua visão dos temas abordados, e deixou desafios e pontos de reflexão para, em conjunto, se construir conhecimento ao longo do ciclo de conferências.