LA CC
Ciclo de Conferências "O Percurso da Educação"

“O percurso da educação” · 4.ª sessão – Ensino Pré-escolar

Ciclo de Conferências “O percurso da educação”

Pensada para todos, mas focada nos futuros docentes, pais e interessados no tema da educação, nesta sessão foram apresentadas e comentadas diversas abordagens de educação ao nível do ensino pré-escolar, como por exemplo: a sustentabilidade ambiental, a divulgação de novos projetos educativos e ainda a necessidade de competências sociais e emocionais desde criança.

Durante a parte da manhã foram apresentados vários modelos pedagógicos inovadores, onde o desenvolvimento de competências sociais, o contato, conhecimento e respeito pela natureza, e o desenvolvimento da espiritualidade e dos valores cristãos, foram referidos como pilares educativos fundamentais ao ser humano, que devem ser trabalhados desde os primeiros anos de vida.

Contou com a presença de:
Ana Margarida Fialho, Competências sociais e emocionais
Magda Couto, Projeto educativo Academia da Alegria
Ilda Luís e Anabela Vitorino, Eco-Escolas
Luísa Ferreira, Marco Duarte, Adriana Esteves, Projeto Educativo Centro Social da Ericeira
Helena Luís, Oportunidades e constrangimentos na transição em educação de infância
Maria de Lourdes Lima, Vitória Alves, Maria Helena Inácio, Maria José Bruno, Educar com os valores de Luiza

Na parte da tarde, os oradores da manhã, debateram o tema “A educação no pré-escolar”.

Para concluir esta sessão, e em jeito de fecho do Ciclo, tivemos a participação de Andrés Palma Valenzuela, que nos deixou alguns desafios para o futuro e para os novos modelos educacionais, incluindo a Educação Integral.

Decorreu no dia 9 de dezembro de 2021, entre as 10h00 e as 16h30, na Escola Superior de Educação de Santarém, em Santarém, com transmissão online.

Ciclo de Conferências “O percurso da educação”
Ciclo de Conferências “O percurso da educação”

Esta foi a 4.ª sessão de um Ciclo de 4 Conferências  intitulado “O percurso da educação”. Abordou a educação do ensino pré-escolar ao ensino universitário e refletiu o atual contexto de mudança profunda do conhecimento, bem como os desafios do futuro.

A educação configura sempre o futuro e é chave para a formação de pessoas que, alicerçadas nos valores do bem comum, contribuem para a transformação social. Assim, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento, inspirado no projecto educativo de Luiza Andaluz que teve a educação integral como base da sua acção social, expõe um dos pilares da sua ação – a educação – contribuindo activamente na configuração dos modelos educativos contemporâneos.

Vendo e julgando a realidade apresentada por cada interveniente contámos, em todas as sessões, com o olhar crítico do Professor Andréas Palma Valenzuela, do Departamento de Didactica de las Ciencias Sociales de la Universidad de Granada, e investigador no Grupo de Investigación UNES, Universidad, Escuela y Sociedad que, em cada sessão, transmitiu a sua visão dos temas abordados, e deixou desafios e pontos de reflexão para, em conjunto, se construir conhecimento ao longo do ciclo de conferências.