Logo Peça a Peça

Janeiro

2024

Armas da Ordem Franciscana

Painel de azulejos do século XVII, com representativo das armas franciscanas.

Armas da Ordem Franciscana

O edifício do Convento remonta ao século XIV aquando da fundação, por ordem da Rainha Santa Isabel, de um hospital para meninos expostos (enjeitados) “quantos se puderem criar”. Esta obra tomou o nome de Hospital dos Inocentes – a mesma invocação da ermida também aí construída. Mais tarde, este hospital foi integrado no Hospital de Jesus Cristo e a sua sede mudada para o convento de Nossa Senhora de Jesus.

Durante o último quartel do século XVII, a mesa da Ordem Terceira de São Francisco, de Santarém, decidiu fundar um recolhimento para Irmãs Terceiras e, para tal, pediu a ermida de Nossa Senhora dos Inocentes, e restantes acomodações do velho hospital, para o criar. Em 1677, D. Maria Francisca de Sabóia autoriza o pedido.

Em 1678 é fundado o recolhimento e são transferidas para este espaço as Irmãs Terceiras de São Francisco, conhecidas como Capuchas.

Na portaria do convento, um  painel de azulejos do século XVII apresenta as armas desta Ordem.

Armas da Ordem Franciscana
Armas da Ordem Franciscana

 

A Capela de Nossa Senhora dos Inocentes, no mesmo Convento, apresenta também as armas da Ordem Franciscana, numa pintura no topo do altar mor. 

 

Armas da Ordem Franciscana

Categoria: Cerâmica/ Painel de Azulejos

Designação: Armas da Ordem Franciscana

Data: século XVII

Dimensões: 112 x 84 cm

Localização: Convento das Capuchas