
setembro
2023
Bandeira do Colégio de Nossa Senhora dos Inocentes
Bandeira do Colégio de Nossa Senhora dos Inocentes, em cetim pintado à mão, de 1934.

A 15 de outubro de 1923, efetivou-se a vida em comunidade, de um grupo de mulheres, que já se vinha a preparar desde meados desse mesmo ano, na Casa de Família de Luiza – atual Casa Madre Luiza Andaluz. De forma engenhosa, para encobrir as atividades religiosas deste primeiro grupo, abriu-se o Colégio de Nossa Senhora dos Inocentes, sob direção do Reverendo Padre Dr. José Cotrim da Silva Garcês e com um quadro de docentes constituído pelas primeiras companheiras de Luiza.
De um ano para o outro via-se crescer o número de matrículas em ambos os regimes – interno e externo – do colégio. E assim, começaram a formar raparigas, com um currículo abrangente que as preparou para a vida mais completa, no lar, na profissão, na sociedade e no apostolado.


Hoje, com pouco espólio associado ao início deste colégio, expomos uma bandeira da instituição, datada de 12 de fevereiro de 1934 – aniversário de Luiza Andaluz.
De características simples, em cetim pintado à mão em ambas as faces, rematada com um galão em linha metálica dourada com franjas. Num dos lados, com fundo a vermelho decorado com motivos vegetalistas, ladeados com o texto “Colégio de Nossa Senhora dos Inocentes; Santarém; 12~2~1934”.
No outro, de fundo azul, dá-se alusão à educação integral que se recebia. Representa-se um arminho branco, que simboliza a integridade, honra e luta contra tudo o que possa manchar uma vida em plenitude e feliz. No topo, remata-se esta imagem simbólica com o lema do Colégio “Malo mori quam foedari”, que Luiza traduz no seu discurso para a variante, “antes a morte que manchar-se”.
Este lema que perdura até aos tempos do Colégio Andaluz e que se integra também no seu hino, é tratado quase como um código de conduta, que na impossibilidade de detalhar, Luiza aconselha que as alunas o fixem no coração e que vivam as suas vidas moralmente, agindo sempre a partir de uma atitude interior optando pelo Bem.

Categoria: Têxtil
Designação: Bandeira do Colégio de Nossa Senhora dos Inocentes
Data: 12 de fevereiro de 1934
Dimensões: 115 x 88,5 cm
Localização: Casa Madre Luiza Andaluz