Logo Peça a Peça

Setembro

2023

Bandeira do Colégio de Nossa Senhora dos Inocentes

Bandeira do Colégio de Nossa Senhora dos Inocentes, em cetim pintado à mão, de 1934.

Bandeira do Colégio de Nossa Senhora dos Inocentes

A 15 de outubro de 1923, efetivou-se a vida em comunidade, de um grupo de mulheres, que já se vinha a preparar desde meados desse mesmo ano, na Casa de Família de Luiza – atual Casa Madre Luiza Andaluz. De forma engenhosa, para encobrir as atividades religiosas deste primeiro grupo, abriu-se o Colégio de Nossa Senhora dos Inocentes, sob direção do Reverendo Padre Dr. José Cotrim da Silva Garcês e com um quadro de docentes constituído pelas primeiras companheiras de Luiza.

De um ano para o outro via-se crescer o número de matrículas em ambos os regimes – interno e externo – do colégio. E assim, começaram a formar raparigas, com um currículo abrangente que as preparou para a vida mais completano lar, na profissão, na sociedade e no apostolado.

Colégio de Nossa Senhora dos Inocentes
Bandeira do Colégio de Nossa Senhora dos Inocentes

Hoje, com pouco espólio associado ao início deste colégio, expomos uma bandeira da instituição, datada de 12 de fevereiro de 1934 – aniversário de Luiza Andaluz. 

De características simples, em cetim pintado à mão em ambas as faces, rematada com um galão em linha metálica dourada com franjas. Num dos lados, com fundo a vermelho decorado com motivos vegetalistas, ladeados com o texto  “Colégio de Nossa Senhora dos Inocentes; Santarém; 12~2~1934”.

No outro, de fundo azul, dá-se alusão à educação integral que se recebia. Representa-se um arminho branco, que simboliza a integridade, honra e luta contra tudo o que possa manchar uma vida em plenitude e feliz. No topo, remata-se esta imagem simbólica com o lema do Colégio “Malo mori quam foedari”, que Luiza traduz no seu discurso para a variante, “antes a morte que manchar-se”. 

Este lema que perdura até aos tempos do Colégio Andaluz e que se integra também no seu hino, é tratado quase como um código de conduta, que na impossibilidade de detalhar, Luiza aconselha que as alunas o fixem no coração e que vivam as suas vidas moralmente, agindo sempre a partir de uma atitude interior optando pelo Bem. 

Bandeira do Colégio de Nossa Senhora dos Inocentes

Categoria: Têxtil

Designação: Bandeira do Colégio de Nossa Senhora dos Inocentes

Data: 12 de fevereiro de 1934

Dimensões: 115 x 88,5 cm

Localização: Casa Madre Luiza Andaluz