Logo Peça a Peça

Março

2022

Cisterna

Cisterna de captação e abastecimento de água para uso doméstico, com bocal oitavado, datada possivelmente do século XIX.

Cisterna Casa Madre Luiza Andaluz

O mês de março representa o começo de um novo ciclo, associado com o reflorescer da flora e o início da primavera. Do latim primo vero – primeiro verão – esta estação dá início aos meses férteis, repletos de luz e de vida. Como tal, não podíamos deixar passar a oportunidade de retomar ao exterior e dar a conhecer a Cisterna do antigo palacete dos Viscondes de Andaluz.

Estas estruturas de engenharia representam simbolicamente a fertilidade e o crescimento do povoado, que muito beneficiou destas construções. Fundada numa cota elevada, Santarém viveu períodos de seca que levaram à construção das cerca de 170 estruturas aquíferas conhecidas, desde o século I a.C., prolongando-se até ao século XIX, permitindo o abastecimento doméstico e agrícola dos escalabitanos.

Cisterna Casa Madre Luiza Andaluz
Cisterna Casa Madre Luiza Andaluz

A simplicidade estética desta estrutura, em contraste com a imponência do palacete, destaca-a no espaço – pátio do palacete – e atribui-lhe uma beleza especial e intangível por nos remeter às estórias ali vividas. Em torno da Cisterna viveram-se momentos de alegria e de tristeza, de construção e de rotura, marcando a vida do palacete e de todos os que por lá passaram.

…e eis que entrámos por fim num pátio bem calçado com pedras grandes, colocadas em forma de mosaico, ao centro uma cisterna mourisca em mármore com corda e balde presos à mesma, o que nos prova estar sendo usado. Uma quantidade de primas, quatro em número, tudo raparigas, encontram-se já à porta com a sua professora para nos darem as boas-vindas.

Carta de Katharine Drexell, 1886, em História da Congregação

Designação: Cisterna

Data: Século XIX (data atribuída em 1992)

Dimensões: Diâmetro do bocal c. 43 cm

Os nossos espaços físicos e digitais

design@cristinalarangeiro.com | © Luiza Andaluz Centro de Conhecimento

Este website utiliza Cookies, ao prosseguir com a navegação está a concordar com a nossa Política de Privacidade.