Logo Peça a Peça

Junho

2021

Crucifixo

Crucifixo de madeira policromada com uma datação compreendida entre os finais do século XVII e o século XVIII.

Crucifixo

O crucifixo é o símbolo mais identitário do cristianismo, e representa um dos momentos da paixão de Cristo, a sua crucificação.

Crucifixo
Crucifixo

Neste caso, a cruz surge esculpida na forma de um tronco de madeira e a base está decorada com motivos florais pintados a dourado e negro sobre um fundo vermelho, um exemplo da pintura acharoada.  

O gosto pelos objetos asiáticos levara a um movimento artístico europeu de imitação dos motivos asiáticos que se estendeu desde o final do século XVII ao início do século XIX. O acharoado é uma das técnicas de decoração proveniente desse mesmo movimento.

Este crucifixo, com a data compreendida entre os finais do século XVII e o século XVIII, permaneceu vários anos no gabinete da Mestra de Noviças, na casa do Noviciado da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima.

A 28 de dezembro de 1930 inaugurou-se o primeiro Noviciado das Servas, no Dafundo. Foi neste local que Luiza Andaluz realizou o seu Noviciado. Será que este crucifixo acompanhou as Mestras de Noviças desde a origem e esteve presente no Noviciado de Luiza?

No Noviciado do Dafundo iam entrando sucessivamente as Irmãs que tínhamos nas diferentes casas. A algumas foi-lhes concedida licença especial para fazer apenas noviciado durante 6 meses, outras o fizeram durante um ano, enquanto que as Irmãs mais facilmente dispensáveis ficavam o tempo completo isto é: 6 meses de postulado e 2 anos de Noviciado. Em 28 de junho de 1932 entrámos para lá as seis seguintes: Maria de Jesus Rodrigues, Louise Marie Groëtz, Maria do Céu Santos e eu, também Maria das Dores Perry de Souza Gomes e Maria Isabel Matias. Nós, as quatro primeiras, terminámos a 6 de janeiro de 1933 e as outras duas a 14 de janeiro de 1934.

Luiza Andaluz, História da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, p. 168

Crucifixo

Categoria: Alfaias Litúrgicas

Designação: Crucifixo

Data: Fim do século XVII – Fim do século XVIII

Dimensões: 36,60 cm x 13,20 cm x 82,10 cm

Localização: Fundação Luiza Andaluz

Inventário: CSNSF/FLA.AL.0259