
Novembro
2020
Escapulário
O escapulário é um objeto de devoção pessoal, que pode ser dedicado a Cristo, à Virgem ou um santo, neste caso, é dedicado a Nossa Senhora de Fátima.
Eugénia e Luiza tinham uma devoção especial por Nossa Senhora, tanto que começaram, desde cedo, a assinar documentos não oficiais com o nome Maria, como segundo nome.

A peça do mês de novembro de 2020 é o escapulário de Eugénia Mesquita e Melo, irmã de Luiza Andaluz, fundadora da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima. Eugénia tornou-se Carmelita Descalça em 1915, tendo ingressado no Carmelo de Barañain, em Espanha.


O objeto é composto por dois pedaços de tecido, ligados por cordões, com uma medalha de metal dedicada a Nossa Senhora de Fátima, segura ao tecido com linha. O escapulário é utilizado sobre os ombros, por baixo da roupa, como forma de devoção.
A sua iconografia e cor variam consoante a ordem religiosa. Neste caso, Eugénia era Carmelita Descalça, pelo que usava um hábito castanho com um manto claro, os tons representados no seu escapulário.
Categoria: Alfaia litúrgica
Designação: Escapulário
Data: 1917
Dimensões: 56 cm x 6,50 cm
Localização: Casa Madre Luiza Andaluz
Exposições: “Viscondes de Andaluz” (2020)