Logo Peça a Peça

Novembro

2020

Escapulário

O escapulário é um objeto de devoção pessoal, que pode ser dedicado a Cristo, à Virgem ou um santo, neste caso, é dedicado a Nossa Senhora de Fátima.

Eugénia e Luiza tinham uma devoção especial por Nossa Senhora, tanto que começaram, desde cedo, a assinar documentos não oficiais com o nome Maria, como segundo nome.

Escapulário de Eugénia Mesquita e Melo

A peça do mês de novembro de 2020 é o escapulário de Eugénia Mesquita e Melo, irmã de Luiza Andaluz, fundadora da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima. Eugénia tornou-se Carmelita Descalça em 1915, tendo ingressado no Carmelo de Barañain, em Espanha.

Escapulário de Eugénia Mesquita e Melo
Escapulário de Eugénia Mesquita e Melo

O objeto é composto por dois pedaços de tecido, ligados por cordões, com uma medalha de metal dedicada a Nossa Senhora de Fátima, segura ao tecido com linha. O escapulário é utilizado sobre os ombros, por baixo da roupa, como forma de devoção.

A sua iconografia e cor variam consoante a ordem religiosa. Neste caso, Eugénia era Carmelita Descalça, pelo que usava um hábito castanho com um manto claro, os tons representados no seu escapulário.

Categoria: Alfaia litúrgica

Designação: Escapulário

Data: 1917

Dimensões: 56 cm x 6,50 cm

Localização: Casa Madre Luiza Andaluz

Exposições: “Viscondes de Andaluz” (2020)

Inventário: CSNSF/CMS.AL.0202