Logo Peça a Peça

Outubro

2022

Escudo da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima

No mês mais simbólico para a história da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, destaca-se o Escudo que a representa. De uma linguagem simplista e direta, descreve os princípios basilares da sua fundação. Perdurando no tempo ainda relevante, depois de quase 100 anos de existência.

Escudo da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima

Outubro é talvez o mês mais simbólico e preenchido de celebrações para a Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima. A 16 de outubro de 1922, Luiza comunica pela primeira vez o seu chamamento e intenção de fundar a Congregação e rapidamente, no dia seguinte, 17 de outubro, já se reunia o primeiro grupo de senhoras em Torres Novas. 

Em 1923, no dia 15 de outubro, efetivou-se esta intenção e deu-se início à frutífera vida em comunidade. Numa época em que a religião católica era alvo de controlo e perseguições pelo Estado, a crescente Congregação vai trabalhando na sua missão clandestinamente e na sombra de outros projetos que escondiam a sua atividade religiosa e, apenas a 11 de outubro de 1939, quase duas décadas após o chamamento de Luiza, foi possível oficializar e celebrar os primeiros votos deste grupo de religiosas.

 

Escudo da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima
Véu de ombros, detalhe bordado

Em 1943, relatava-se no dia 2 do mesmo mês, a base simbólica do Escudo e a sua leitura heráldica. Neste símbolo que reflete a essência da Congregação, representa-se um escudo ibérico, ladeado com um Rosário negro, comum às congregações femininas, pendente de uma rosa da mesma cor. No interior do escudo em prata incluem-se, três ou cinco lucernas negras em sautor, cada uma com uma chama em dourado e vermelho e, ocupando o terço superior, um chefe, em azul, sobreposto por um cristograma em dourado. 

O simbolismo inerente aos atributos caracterizadores da Congregação tem como base a Parábola das Virgens (Mateus 25, 1-13), representando a prudência e o serviço na fé perante o Esposo que lhes aparece na beleza e riqueza da vida eterna, que, à semelhança das cinco virgens da parábola, também as servas O recebem com prontidão e de lâmpadas acesas, tal como esclarecido no listel de remate com o mote “Ornaverunt Lampades”.

Categoria: Heráldica

Designação: Escudo da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima

Data: século XX