Logo Peça a Peça

Setembro

2020

Instrumento musical do Colégio Andaluz

A guitarra é um instrumento musical indubitavelmente presente na música portuguesa, existindo até a guitarra portuguesa, um instrumento tão representativo do país devido à sua associação com o fado.

Esta guitarra foi adquirida a Santos Beirão, em Lisboa, entre 1923 e 1975, para ser tocada no Colégio Andaluz em Santarém.

Instrumento musical do Colégio Andaluz

O Colégio Andaluz foi fundado em 1923, por Luiza Andaluz, fundadora da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima. O colégio adotou, desde cedo, uma educação moderna, uma pedagogia que teve como base o conceito de “educação integral”, cujo horizonte é a formação da pessoa no seu todo, como construtora de uma sociedade em benefício de todos. Criou-se, assim, um dos melhores colégios a nível internacional.

Instrumento musical do Colégio Andaluz

O ensino de música foi primordial no colégio. Segundo os estudos atuais, podemos confirmar que o ensino de música em crianças ajuda o seu desenvolvimento intelectual, motor, sensorial e até linguístico. No colégio foi feito um grande investimento em instrumentos musicais, pelo que existiam vários tipos de instrumentos que compunham a banda da escola, sendo esta peça apenas um dos instrumentos musicais do colégio guardados pela congregação.

No Colégio Andaluz, a educação musical foi considerada e trabalhada como disciplina fundamental e relevante para um desenvolvimento humano mais completo e rico, expressa na diversidade de instrumentos utilizados e empenho das professoras e alunas, como nos ilustra este filme.

Categoria: Instrumento musical

Designação: Guitarra

Data: 1923 – 1975

Dimensões: 62 cm x 26 cm x 7,60 cm

Localização: Casa Madre Luiza Andaluz

Inventário: CSNSF/CMS.IM.0009