
Julho
2023
Manual e Diploma
Manual e Diploma de Entrada na Associação das Filhas de Maria.

A aproximação de Luiza com a Virgem Maria desde muito cedo que se deixou notar e, com apenas 18 anos, a 23 de julho de 1895, dá entrada na Associação das Filhas de Maria, desejo que há muito tinha com a sua irmã Eugénia.
Diz-nos Luiza que “foi nesta ocasião que a Eugénia e eu começámos a juntar ao nosso nome de Batismo também o de Maria, passando sempre a assinar as cartas íntimas e os documentos não oficiais com Eugénia Maria e Luiza Maria[,] o que ainda faço.” (HC, pg. 37)
Desde pequena que Luiza tem uma relação filial com Nossa Senhora – madrinha de batismo – a quem se confiava e pedia ajuda. Mais tarde dirá que Maria é sempre a boa e terna mãe e que é doce caminhar nos seus braços, sendo a oração a seus pés sempre confiante (PC. pgs. 30, 45, 59, 65).
Luiza continuou a escrever o seu nome com Maria, como se vê na sua Fórmula dos seus Votos Perpétuos. E, vem a fundar uma Congregação que tem por nome e patrocínio Nossa Senhora de Fátima.

Legenda:
HC – História da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima
PC – Documentos Autobiográficos, Pensamentos e Consagrações

Acerca do Manual e Diploma de Entrada na Associação das Filhas de Maria, pouco podemos falar do cariz artístico, estético ou histórico. Porém, representam a intensa relação de Luiza Andaluz com Maria, de que fez modelo e que a levou a guardar Deus no coração, a levantar-se e a partir apressadamente em prol das necessidades dos outros.
Hoje, tal como em Luiza, Maria inspira muitos jovens participantes da JMJ Lisboa 2023, a colaborarem na construção de uma Igreja em caminho, que sai e se coloca ao serviço, portadora da Boa Nova.” (cf. Mensagem do Papa para JMJ Lisboa 2023)
Categoria: Documentos Gráficos
Designação: Manual e Diploma da Associação das Filhas de Maria
Data: Final de século xix e inicio de século xx