Logo Peça a Peça

Novembro

2022

Medalha das Noviças

Medalha circular identificativa das Noviças da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, datada de 2020.

Medalha Noviças SNSF

No mês que assinala os 80 anos da instalação do Noviciado na Quinta do Candeeiro, o Peça à Peça dá a conhecer um pouco da história e do desenvolvimento das medalhas mais relevantes utilizadas até hoje.

Com a primeira comunidade instalada em Santarém em 1923, a recente congregação vinha a receber cada vez mais jovens mulheres com o desejo de se juntarem à vida religiosa, o que levou à necessidade urgente de formar as pretendentes através da criação do Noviciado. Na procura de um ambiente propício ao recolhimento – necessário para esta fase de formação e início da vida na Congregação – o Noviciado foi transferido a 1 de novembro de 1942, para a Quinta do Candeeiro, onde permaneceu por cerca de 60 anos. Neste momento, encontra-se na Quinta das Tílias, em Belas.

Comumente as noviças recebem uma medalha no dia da sua entrada no Noviciado. Uma dessas medalhas, usada por diferentes gerações na Congregação (e anteriormente pertença das Irmãs professas) era de evocação mariana. A medalha, em prata, representa a figura de Maria em perfil e no verso, o Santuário de Fátima encimado pelo Sagrado Coração de Maria, ardente e brilhante que ilumina o caminho de quem a acompanha. E em toda a volta, em relevo, o lema ECCE FIAT (que significa “Eis faça-se”) e as palavras MAGNIFICAT (o cântico de louvor de Maria na visita à sua prima Isabel).

Em 2020, a Congregação decidiu firmar um distintivo específico para o Noviciado. Concebida pela designer Cristina Larangeiro, a nova medalha das noviças, segue uma linguagem contemporânea e simples com os elementos que caracterizam a Congregação: a candeia acesa – que acompanha a identidade da Congregação desde o início; e a cruz – na identificação da futura Irmã com a oferta de Jesus por toda a humanidade. No verso a designação da Congregação. A candeia aparece ao centro em relevo sobre um fundo escovado onde é subentendido, no topo, um apontamento da cruz.

Categoria: Alfaia Litúrgica

Designação: Medalha das Noviças

Data: 2020

Dimensões: 2 cm de diâmetro

Este website utiliza Cookies, ao prosseguir com a navegação está a concordar com a nossa Política de Privacidade.