Logo Peça a Peça

Dezembro

2021

Menino Jesus, Salvador do Mundo

Pintura a óleo sobre tela denominada “Menino Jesus, Salvador do Mundo” do século XVII (c. 1650), anteriormente atribuída a Josefa de Óbidos.

A tela tem uma moldura em talha dourada, decorada com motivos vegetalistas, com uma dimensão de 118 cm x 91,50 cm.

Menino Jesus, Salvador do Mundo

Na pintura “Menino Jesus, Salvador do Mundo” está representado Cristo durante a sua infância, com uma idade compreendida entre os quatro e os seis anos, sendo este apresentado na forma de Salvador do Mundo, consciente do seu destino e da sua missão.

O tema de Jesus Cristo como Salvador do Mundo foi popularizado a partir do século XV, através de artistas como Albrecht Dürer, Jan van Eyck ou Hans Memling, podendo este ser retratado em criança ou adulto. Tradicionalmente, Cristo é representado com uma mão em posição de bênção e com um orbe, simbolizando o Seu triunfo no mundo e a redenção da humanidade. Poderá também ser representado a pisar uma serpente como símbolo da vitória contra o mal.

Menino Jesus, Salvador do Mundo

Neste caso, a personagem encontra-se virada para o espetador com o pé direito ligeiramente mais à frente do esquerdo, em posição de equilíbrio, pois enquanto a sua mão esquerda segura um orbe com um tamanho semelhante à sua cabeça, a sua mão direita está em posição de bênção.

O menino tem uma indumentária extremamente elaborada, característica do século XVII, composta por um vestido comprido, decorado com os instrumentos da Paixão de Cristo, uma faixa de tecido vermelho atado com um nó intricado à cintura, uma gorjeira larga de renda e uns sapatos brancos.

Nesta pintura, a cor vermelha surge na capa do vestido do Menino Jesus e na fita presente na sua cintura.  Em termos cromáticos, a tonalidade vermelha é frequentemente aplicada nas representações de Cristo, porque além de ser uma cor associada ao sexo masculino, simboliza o sangue de Cristo e o sacrifício.

Categoria: Pintura

Designação: Menino Jesus, Salvador do Mundo

Data: Século XVII (c. 1650)

Dimensões: 118 cm x 91,50 cm

Localização: Fundação Luiza Andaluz

Inventário: CSNSF/FLA.PT.0001

Este website utiliza Cookies, ao prosseguir com a navegação está a concordar com a nossa Política de Privacidade.