Logo Peça a Peça

Novembro

2021

Miniatura Devocional

Miniatura devocional de duas faces enclausurada numa moldura dourada. Numa das faces está representado São Bartolomeu e na outra Santa Teresinha do Menino Jesus.

Miniatura Devocional

A miniatura é um género de pintura que, como o nome revela, tem uma dimensão muito reduzida. As pinturas poderiam ser realizadas em diversos suportes, desde do pergaminho ao cobre, ou até marfim e porcelana.

O retrato começou por ser o tema predileto das miniaturas. Digamos que as miniaturas entre o século XVII e o século XIX eram o equivalente ao envio de uma fotografia pessoal pelo telemóvel. Por se tratar de objetos de bolso, os retratos podiam assumir uma forma mais familiar e não serem tão ostentosos como os retratos oficiais.

Para além do retrato, as miniaturas assumiram também o tema religioso, com a representação de santos. Em Portugal, este tipo de miniaturas remontam ao século XVII.

As presentes miniaturas, de cariz religioso e de dupla face, foram pintadas, muito provavelmente, sobre uma placa de cobre e enclausuradas numa moldura de madeira dourada com vidro em ambas as faces, o que permite a sua visualização e a sua conservação.

Num dos lados, a figura de São Bartolomeu, é facilmente reconhecível pela representação do seu martírio, que a tradição popular apresenta como esfolamento. Apóstolo de Jesus Cristo, terá pregado nas regiões do Oriente, tendo sido martirizado na Arménia pelo ano 68.

Miniatura Devocional
Miniatura Devocional

No outro lado, Santa Teresa (Teresinha) do Menino Jesus, uma jovem Carmelita que entrou muito cedo no mosteiro de Lisieux, em França, no final do séc. XIX. Na imagem encontra-se bem retratado o hábito de carmelita e a chuva de rosas, que a tradição atribuí a Santa Teresa do Menino Jesus, devido à sua vida de simplicidade e de caminho de infância espiritual.

Categoria: Alfaia Litúrgica

Designação: Miniatura Devocional

Data: Século XVII – Século XVIII

Dimensões: 9 cm x 7,40 cm x 42cm

Localização: Fundação Luiza Andaluz

Inventário: CSNSF/FLA.AL.0152