Logo Peça a Peça

Outubro

2023

Móveis Olaio

Mobiliário de escritório Móveis Olaio, “estilo americano”, 1940-1960.

Móveis Olaio

Cem anos depois da fundação da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, o Peça a Peça dá a conhecer o mobiliário de escritório da marca Móveis Olaio, que subtilmente esteve presente na construção desta Obra.

A 9 de junho de 1934, a Congregação adquire a Casa de São Mamede ao Conde de Fontalva sob a designação oficial de Sociedade Promotora de Institutos Sociais – encobrindo a ação religiosa.

Rapidamente se fizeram os preparativos para instalar aqui o Governo Geral, com a Procuradoria Geral e serviço de Secretariado da Congregação, bem como o Noviciado. Luiza descreve esta organização à sua irmã Eugénia numa das suas cartas dizendo que estava:”..muito bem montado com tudo o que há de mais moderno e completo.” (CE, pg. 74).

Móveis Olaio
Móveis Olaio

Este conjunto, datado dos anos 40, é composto por uma secretária de sete gavetas de várias dimensões, prateleiras e uma cobertura de tampo em esteira arredondada, acompanhada de uma cadeira giratória de braços e vários armários de arquivo para organização e arrumação de documentos, com divisórias na vertical e gavetas de várias profundidades e fecho com porta em tambor.

Todos os elementos são em madeira maciça de carvalho americano – que lhes promove uma grande durabilidade – seguindo uma estética muito funcional e moderna, ao “estilo americano”, atribuindo a estes uma beleza simplista e muito característica deste período.

As ferragens seguem a mesma lógica, com fechaduras e puxadores em metal arredondados libertas de decorações, chamando apenas à atenção a chave característica desta fábrica de mobiliário português.

Com o passar dos tempos as necessidades mudam e os espaços crescem, contudo mantém-se ainda hoje ao uso, nesta casa, os móveis que mobilaram o espaço onde se desenvolveu o primeiro Governo Geral.

Móveis Olaio

Categoria: Mobiliário

Designação: Móveis Olaio

Data: 1940-1960

Localização: Casa de São Mamede