Logo Peça a Peça

Fevereiro

2022

Painel de Azulejos

Painel de azulejos estilo D. Maria I, com motivos geométricos e florais.

Azulejos quarto Luiza Andaluz

No mês da celebração do aniversário de nascimento de Luiza Andaluz, o Peça a Peça traz um vislumbre dos azulejos do quarto dos seus pais, no Palacete Viscondes de Andaluz.

Luiza nasceu na madrugada de 12 de fevereiro de 1877, e nesta casa cresceu, amadureceu e atuou, seguindo confiante o caminho que cria Deus lhe tinha confiado, nomeadamente no impulso na atividade social e educativa feminina.

Com as constantes reabilitações e alterações da Casa Madre para melhor se adaptar às funções que foi tendo, resta-nos pouco da memória física desse dia. Como forma de o representar, mostramos este mês o painel de Azulejos que ainda permanece no quarto, onde se pensa que nasceu.

Azulejos quarto Luiza Andaluz
Azulejos quarto Luiza Andaluz

O painel caracteriza-se estilisticamente com o final do século XVIII e inícios de século XIX, seguindo a tónica do Neoclassicismo eclético que prevaleceu em Portugal durante o reinado de D. Maria I. Isto é demonstrado pelo depuro de decorações excessivas e a perda do dinamismo observado durante o estilo rocaille, formando-se perante nós um painel com concheados pontuais e rosetões que permitem quebrar a rigidez dos motivos geométricos de uma forma singela. A própria paleta cromática do painel evoca a simplicidade preferida da época, com o uso de apenas três tons – o azul, o amarelo e o manganês.

Embora o Palacete Viscondes de Andaluz tenha sido construído em meados do século XIX, a utilização de azulejos com gostos artísticos anteriores não era incomum, especialmente considerando o declínio da produção e inovação artística que ocorreu no início deste século. Devido a isso era comum a reutilização de azulejos de outros locais, ou até a produção de tendências já existentes, de modo a dar continuidade a esta arte decorativa tão portuguesa.

Desconhecemos a proveniência concreta deste painel, no entanto, sabemos que representa a memória do Palacete de outrora, criando uma envolvência quase cénica que nos faz viajar até onde tudo começou.

Designação: Painel de Azulejos

Data: Finais de século XVIII – Início de século XIX

Localização: Casa Madre Luiza Andaluz

Este website utiliza Cookies, ao prosseguir com a navegação está a concordar com a nossa Política de Privacidade.