Logo Peça a Peça

Junho

2024

Paramento Litúrgico

Paramento litúrgico composto por casula e estola produzidas pela União Gráfica. O tecido é verde adamascado a dourado e debruado a galão laranja.

Paramento Litúrgico

O paramento litúrgico é uma veste sagrada usada pelos ministros ordenados (bispos, presbíteros e diáconos) na celebração da Eucaristia ou em outras ações litúrgicas a ela ligadas. O Peça a Peça deste mês apresenta um paramento litúrgico composto por uma casula e uma estola em tecido verde adamascado a dourado e debruado a galão laranja.

A casula, reservada aos sacerdotes (presbíteros e bispos), reveste e caracteriza o ministro para o seu serviço de presidir à Eucaristia. Ela cobre a alva e a estola, à maneira de capa ou manto amplo, com uma abertura para a cabeça e aberta dos lados. É geralmente de seda e da cor litúrgica do tempo ou ofício celebrado. No caso da peça em destaque, ela é de cor verde, usada durante o Tempo Comum do calendário litúrgico. Quanto à forma, segue o modelo de “casula romana”, de tecidos mais pesados, mais estreita que o modelo da “casula gótica” e em que a faixa posterior toma a forma de uma cruz.

Paramento Litúrgico
Paramento Litúrgico

A estola é uma tira de tecido, usada sobre a alva e é comum a todos os ministros ordenados. No caso do sacerdote, ela é usada à volta do pescoço e pende as pontas verticalmente para a frente. Tal como a casula, a estola é das cores do ofício litúrgico. Na peça em relevo, a tira é mais larga nas extremidades, ostentando uma cruz romana em cada ponta e terminando com um friso e franja dourada no rebordo, seguindo o modelo romano. 

A União Gráfica, localizada em Lisboa, para além da gráfica onde eram impressas obras e jornais da Igreja, comercializava também objetos litúrgicos e possuía uma paramentaria, na qual trabalhavam as Servas de Nossa Senhora de Fátima. 

A casula e a estola em realce foram produzidas pelas Irmãs que viviam e trabalhavam na União Gráfica.

Categoria: Alfaia litúrgica

Designação: Paramento Litúrgico – Produção da União Gráfica

Data: Século XX

Dimensões: Casula 112 x 74 cm; Estola 201 x 18 cm

Localização:  Casa Madre Luiza Andaluz