Logo Peça a Peça

Maio

2020

Pentecostes

A pintura de Francisco Henriques (?) de c.1515, com a representação do Pentecostes, é uma das obras mais significativas da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, tanto em termos artísticos, como religiosos.

Pentecostes

Pentecostes, que significa quinquagésimo em grego, celebra-se 50 dias após a Páscoa e evoca a descida do Espírito Santo. O momento é descrito na Bíblia como línguas de fogo que descem sobre os apóstolos e Maria. Com a sua força, como se fosse um fogo que incendeia, a Boa Nova de Jesus é transmitida a todos os povos, em todas as línguas.

O Espírito Santo mudou a vida dos Apóstolos e muda a nossa vida. Ele é paz na ansiedade, confiança no desânimo, alegria na tristeza, juventude na velhice, coragem na prova. É Ele que, no meio das correntes tempestuosas da vida, mantém firme a âncora da esperança.

Papa Francisco

De repente ressoou, vindo do céu, um som comparável ao de forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde eles se encontravam. Viram então aparecer umas línguas, à maneira de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que se exprimissem.

Atos 2:2-4

Pentecostes
Pentecostes

Na pintura, podemos observar como o pintor utilizou os elementos arquitetónicos para demonstrar que dominava o conhecimento de perspetiva, jogando com a luz e a sombra, criando o contraste necessário para que Espírito Santo, representado sob a forma de uma pomba, sobressaísse como elemento principal. A presença de paisagem no fundo, permite criar uma linha do horizonte, funcionando como uma linha uniformizadora para o olhar do espetador, quase como que dividindo o Céu da Terra.

Categoria: Pintura

Título: Pentecostes

Autor: Francisco Henriques (?)

Data: c. 1515

Dimensões: 222 cm x 116,20 cm

Este website utiliza Cookies, ao prosseguir com a navegação está a concordar com a nossa Política de Privacidade.