Logo Peça a Peça

Dezembro

2022

Pinturas da Natividade

Conjunto de três pinturas da série Rembrandtiana, produzidas por Sandra Bartolomeu, em 2006, inspiradas pela obra de Rembrandt Harmenszoon van Rijn.

Pinturas de natividade, da autoria da Irmã Sandra Bartolomeu

O mês de dezembro é carregado de interpretações simbólicas por ser um mês de finalização e de reflexão, muito associado com a união familiar. Para o catolicismo marca o Advento, do latim Adventus que significa a chegada, ou seja a expectativa da vinda de Jesus Cristo, em especial o Seu nascimento, que celebramos no dia de Natal.. Para viver estes acontecimentos o Peça a Peça dá a conhecer um conjunto de três pinturas representativas da cena da Natividade incluídas na série Rembrandtiana de autoria da Irmã Sandra Bartolomeu.

“Sagrada Família com Anjos” de 1645

Pinturas de natividade, da autoria da Irmã Sandra Bartolomeu
Pinturas de natividade, da autoria da Irmã Sandra Bartolomeu

Inspirado nas descrições dos Evangelhos, a cena da Natividade é um dos temas mais representados na arte ocidental desde o século IV. A partir do século XIII, houve uma maior preocupação em tornar a cena mais humilde, contrapondo a tendência medieval de representar Jesus como o “Senhor e Mestre” e atribuindo-Lhe maior ternura e maior ligação com o observador. Por ser uma temática recorrente na arte cristã, foi naturalmente evoluindo de acordo com as linguagens individuais de cada artista.

”Simeão no Templo” 1627

Com inspiração nas obras de Rembrandt, Sandra Bartolomeu faz as composições num suporte de papel e constrói um conjunto de manchas de cores vibrantes e luminosas, que através de sobreposições com tinta de óleo, destaca os pontos de luz mais significativos da composição que se dissipam na escuridão do fundo, escurecido com betume judaico. Com este claro-escuro intenso, podemos criar um paralelismo com a luz da graça, que por entre as trevas nos revela o caminho para a salvação de Deus.

A escolha do material de suporte e as dimensões reduzidas, também nos remete à dimensão da relação de Deus com a Humanidade: sendo Deus criador, omnipotente e acolhedor, nasce na terra pequenino, oculto e frágil.

Que estes minúsculos pontos de luz nos iluminem neste Natal.

Cromo I

Pinturas de natividade, da autoria da Irmã Sandra Bartolomeu

Categoria: Pintura

Autor: Sandra Bartolomeu, snsf

Localização: Casa de São Mamede

Materiais: Óleo e betume judaico sobre papel

Dimensões: 10 x 7,5 cm

Data: 2006

Este website utiliza Cookies, ao prosseguir com a navegação está a concordar com a nossa Política de Privacidade.