Logo Peça a Peça

Agosto

2022

Quarto de Luiza

Quarto de Luiza Andaluz, Casa de São Mamede, em Lisboa.

Peça a Peça · Quarto de Luiza

A 20 de agosto de 1973, com 96 anos, Luiza deixa-nos fisicamente e ascende para a vida eterna. Neste Peça a Peça, de modo a comemorar o acontecimento da sua morte, damos a conhecer o local onde passou os últimos momentos da sua vida – no Quarto da Casa de São Mamede.

Neste local de silêncio, contíguo a uma das capelas da casa, criou-se um relicário da memória da vida de Luiza. Através da junção de mobiliário e objetos utilitários que usou mantém-se, aqui, um espaço com grande carga emocional e espiritual. 

Peça a Peça · Quarto de Luiza
Peça a Peça · Quarto de Luiza

Daqui escreveu a história da sua vida e da Congregação que fez crescer, escreveu e leu inúmeras cartas e construiu o futuro. Quando se afasta do cargo de Superiora Geral, em 1953, segue para outras missões, mas retoma a este espaço no final da sua vida. Nesta altura assume a responsabilidade de aconselhar e de acolher os que precisavam, até ao fim, e abençoa as primeiras Irmãs que foram para Moçambique.

Com a sua morte a sua lâmpada não se apaga, e a chama que deixou permanece acesa, iluminando o caminho para a construção de um mundo melhor.

Categoria: Edificado

Localização: Casa São Mamede

Este website utiliza Cookies, ao prosseguir com a navegação está a concordar com a nossa Política de Privacidade.