
Janeiro
2023
Relíquias de Luiza Andaluz
No ano que dedicado ao Centenário da Fundação da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, trazemos este mês algumas das peças de relevo que marcaram a vida de Luiza e se tornaram “relíquias”.

Associado à reflexão e ao balanço entre o passado e o futuro, o primeiro Peça a Peça do ano dedicado ao Centenário da Fundação da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, dá a conhecer algumas das peças que estão presentes na exposição “relíquias”? o projeto reliquiarum” do Museu de São Roque, até ao final deste mês.
Púcara de servita;
Alumínio e cabedal
Século XX;
Portugal


Uma relíquia representa muito mais do que o próprio objeto, associando-se ao seu significado simbólico e à memória do passado. Ao longo de séculos, caracterizavam-se por serem elementos de veneração religiosa, estando muito associados no catolicismo ao culto dos Santos,. Hoje em dia, o termo de relíquia pode ir muito mais além do seu carácter espiritual e de devoção e por representarem a memória de alguém ou um momento, preservam-se os objetos dos nossos antepassados com a mesma estima.
Relíquias dos Pastorinhos;
Tecido colorido
Século XX;
Portugal
No ano 2023, vive-se um momento extraordinário para a vida da Congregação, com o centenário da sua fundação, o cinquentenário da morte de Luiza e o caminho para a canonização que se vem a intensificar com a atribuição das virtudes heróicas em 2017 e através destes objetos deixados, a memória de Luiza perdura. Seguindo esta temática e dando ênfase a relevância destes momentos, em parceria com o Museu de São Roque, integraram-se em exposição objetos de cariz utilitário e de devoção, que representam esta história e demonstram o seu carisma, de mulher audaz, culta e multifacetada, que inspirou e continua a inspirar os que se cruzam no seu caminho.
Lenço de Luiza;
Seda
Século XX
Portugal


Dentro das centenas de objetos mantidos, dentro dos grandes relicários que são as Casas por onde passou, chamamos a atenção para alguns dos objetos que a representam. Neste conjunto foram incluídos, desde o seu lenço característico que representa a sua feminilidade, à púcara que usou a serviço dos peregrinos de Fátima que demonstra o envelhecimento ativo que experienciou, às pequenas relíquias dos pastorinhos que oferecia a quem lhe pedia auxílio espiritual, aos mais de quatrocentos pensamentos que nos deixou e que ainda nos inspiram com a sua sabedoria.
Pensamento de Luiza;
Papel
Século XX – c.1950
Portugal
Categoria: Objetos de devoção e Objetos utilitários
Designação: Relíquias de Luiza Andaluz
Data: Século XX
Localização: Casa de São Mamede