Logo Peça a Peça

Abril

2023

Sagrado Coração de Maria

Escultura do Sagrado Coração de Maria oferecida a Luiza Andaluz, no dia da sua primeira comunhão a 12 de abril de 1889.

Sagrado Coração de Maria

Luiza Andaluz foi educada num seio familiar católico e, como tal, a 12 de abril de 1889 – com 12 anos – faz a sua Primeira Comunhão.

A escultura do Sagrado Coração de Maria, que hoje damos a conhecer, foi oferecida por Miss Petch, uma das professoras particulares de Luiza Andaluz. É uma escultura de pequenas dimensões de devoção mariana, em estanho torneado e polido sobre uma base de madeira lacada a preto. 

A imagem, de características muito simples e genéricas, comum a esta tipologia de escultura devocional, destaca-se pouco pela qualidade artística, evocando especialmente o seu valor simbólico deste momento e da ligação que Luiza teve com a sua educadora. Esta amizade entre as duas, é comprovada através da mensagem deixada na base que diz “Souvenir du jour de la première Communion de le 12 avril 1889. Chère Louise, priez toujours pour moi.” – assinado J. P.

“Recordação do dia da Primeira Comunhão a 12 de abril de 1889. Querida Luiza, reza sempre por mim.” – assinado J. P.

Sagrado Coração de Maria
Sagrado Coração de Maria

Desde a infância Luiza demonstra um grande amor a Maria, como mãe e modelo de discípula de Jesus Cristo, o que se manifesta na realização das diferentes missões que vai realizando ao longo da vida.

É em setembro de 1922 que recebe o chamamento que iria culminar na fundação de uma instituição religiosa que alia oração com o trabalho social. Inicia desde logo o seu pedido a um prelado de confiança, e, finalmente, no dia 17 de abril de 1923 (cumprindo-se este mês 100 anos), recebe um telefonema do Senhor Arcebispo de Évora, que prontamente lhe diz: «Dizendo-lhe muito não lhe digo contudo nada senão: pode começar a Obra quando quiser».

Nesta mensagem concisa e direta, nenhuma missão fora atribuída a Luiza se não a que já se tinha proposto. Novamente caminhava por caminhos sem conhecer, porém, sempre confiante de que “… trilhava via segura.”, acompanhada por Maria, e em comunhão de Igreja, tal como iniciado no dia da sua Primeira Comunhão.

Categoria: Escultura

Designação: Escultura do Sagrado Coração de Maria

Data: século XIX

Dimensões: 17 x 6,5 cm

Localização: Casa Madre Luiza Andaluz