Logo Peça a Peça

Junho

2022

Salão Nobre

Salão Nobre com tetos em estuque de tendência Romântica de século XIX, decorado com relevos vegetalistas com fundo branco e pormenores a dourado e tons rosados.

Salão Nobre Casa São Mamede

No desenrolar das atividades do Luiza Andaluz Centro de Conhecimento, para a abertura do espaço físico na Casa de São Mamede, destacamos neste mês de junho os tetos do Salão Nobre, que decoram e relembram o esplendor oitocentista deste local de aparato, onde futuramente poderá explorar ideias, inovar e inspirar-se.

A utilização de estuques decorativos atinge o auge durante o final do século XVIII, prolongando-se por todo o século XIX onde tomou proporções enormes a nível decorativo. Embora considerados durante muito tempo como arte menor, os tetos em estuque tornaram-se uma opção decorativa recorrente, devido à facilidade de conceção artística e técnica, possibilitando a criação de uma panóplia de programas decorativos, temáticas e modelados variados.

Salão Nobre Casa São Mamede
Salão Nobre Casa São Mamede

Ao entrar neste espaço, somos envolvidos pela beleza dos tetos que em conjunto com a luz tremeluzente das janelas nos transportam e estimulam a criatividade. Aqui, tal como na restante casa, experienciamos, com grande intensidade, a simbiose entre o passado burguês e a sobriedade religiosa.

Uma casa centenária que se coloca ao serviço dos tempos requer diversas adaptações. Hoje, na remodelação devido ao Luiza Andaluz Centro de Conhecimento, ou no final dos anos 30 e início de 40, após a aquisição pela Obra fundada por Luiza Andaluz.

Toda a casa de S. Mamede se está a adaptar para o fim a que se destina. (…) Temos 3 salas para as diferentes visitas e pessoas que vêm tratar assuntos da Ação Católica, temos o secretariado muito bem montado com tudo o que há de mais moderno e completo. Mas tudo leva tempo, dá trabalho e muita despesa. Carta de Luiza Andaluz à sua irmã Eugénia, 15 de Março de 1937.

Categoria: Edifícado

Designação: Salão Nobre

Data: Século XIX

Localização: Casa São Mamede

Este website utiliza Cookies, ao prosseguir com a navegação está a concordar com a nossa Política de Privacidade.