Logo Peça a Peça

Março

2024

Santa Maria Madalena

Escultura em madeira policromada do século XVIII, de produção portuguesa, proveniente do antigo Convento das Capuchas.

Santa Maria Madalena

Maria Madalena é uma figura ímpar como mulher e como discípula. Reconhecida como uma das mulheres perdoadas e reabilitadas por Jesus, Maria torna-se modelo de seguimento do seu mestre e libertador.

Acompanha Jesus ao longo da sua vida e permanece, junto à Cruz, quando no meio da dor, do não sentido, e do medo da perseguição e da morte, a maioria dos discípulos abandona Jesus. Com Maria Madalena estavam João e a mãe de Jesus.

Mas Maria é também protagonista do anúncio da Ressurreição. Na manhã seguinte à sepultura de Jesus, com o intuito de ungir o seu corpo, segundo o ritual judaico, ela depara-se com a Boa Notícia de que Jesus Ressuscitou, corre e anuncia-o aos outros discípulos. 

Maria Madalena faz parte de uma das páginas mais belas dos Evangelhos: o diálogo com Jesus Ressuscitado na periferia do sepulcro vazio (cf. Jo 20, 11-18) e a proclamação “Vi o Senhor!”

Santa Maria Madalena
Santa Maria Madalena

A escultura deste Peça a Peça pascal fez parte do espólio do Convento das Capuchas. A figura de Maria Madalena, em madeira policromada,  do século XVIII, é uma das imagens sobre a qual Luiza Andaluz descreve que, após a implantação da república, em 1910, continuavam a «assistir cheias de tristeza ao desmantelar de tudo o que era do convento: mobiliário das religiosas e do Externato, máquinas de costura, trabalhos das pequenas, imagens de igreja (…) Muita coisa foi leiloada e vendida mesmo ali outras com que mágoa as vimos passar pela rua, às costas dos soldados, ignorava-se o seu destino. (…) Pessoas amigas há muito me vinham trazendo coisas várias, adquiridas no leilão das Capuchas, já compradas com o fim de as virem oferecer. »

Luiza Andaluz tudo guardou na esperança de reabrir o Externato e permitiu-nos poder contactar com estas peças cheias de história e repletas de belo. 

Nota: Aconselhamos a ver o Peça a Peça sobre S. Sebastião, imagem também proveniente do Convento das Capuchas.

Categoria: Escultura

Designação: Santa Maria Madalena

Data: século XVIII

Dimensões: 45 x 65 x 25 cm

Localização: Casa Madre Luiza Andaluz