
Dezembro
2020
Livro
O livro “The flower gathered, and other books for children and youth”, de Madame Guizot, foi oferecido a Ana Figueira, mãe de Luiza Andaluz, no Natal de 1859.

O livro tem uma capa de tecido com decorações douradas e no interior tem papel moderno com gravuras e o corte é dourado.
Incentivada a ler e a aprender, desde nova, pela sua mãe, Luiza teve uma história de vida digna de se escrever. Uma educadora nata. Proporcionou a muitas crianças uma educação moderna e digna, numa altura em que o analfabetismo era a norma.

Livro “The flower gathered, and other books for children and youth”, de Madame Guizot, 1849 – 1859.
Ana Figueira tinha 7 anos quando recebeu este livro, um livro muito diferente dos livros infantis que, atualmente, oferecemos às crianças da mesma idade. O livro passou de geração e, segundo as inscrições a caneta encontradas, chegou a ser lido pelas meninas que frequentavam o colégio de Luiza Andaluz.
No dia de Natal, tradicionalmente, trocamos ofertas de variadíssimos géneros – símbolo da grande oferta que é o nascimento de Jesus. Que também nós neste Natal, em que as contingências da pandemia exigem o distanciamento social, nos interroguemos sobre as ofertas dadas e recebidas e nos desafiemos, ao jeito de Luiza, a estarmos atentos e a saber interpretar a nossa realidade, para oferecermos algo que contribua para a dignidade humana, criando presenças novas e significativas.

Pormenor do interior
Categoria: Documento Gráfico
Designação: Livro
Título: The flower gathered, and other books for children and youth
Data: 1849-1859
Dimensões: 15,60 cm x 10,40 cm x 1,40 cm
Localização: Casa Madre Luiza Andaluz