Logo Peça a Peça

Março

2023

Votos perpétuos de Luiza Andaluz

No dia dos votos perpétuos de Luiza Andaluz, revelamos os documentos que registam as fórmulas dos seus votos.

Luiza Andaluz, Votos Perpétuos

Dia 31 de março de 1940, marca um momento importante para a Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima e para  Luiza Andaluz, com a profissão dos seus votos perpétuos e a primeira profissão de mais 28 companheiras de missão. 

Em Portugal, desde 1910, viviam-se consecutivas perseguições, expulsões e expropriações das Ordens que ainda permaneciam no país mesmo depois de ter sido decretado, em 1834, a extinção das ordens religiosas.

Assim, desde a fundação em 1923 e até ao ano de 1939, não foi possível a oficialização da crescente Congregação. Porém, as servas sempre colaboraram com os bispos diocesanos nas diferentes missões que mais precisavam. Finalmente, a 11 de outubro de 1939, ano da preparação para a assinatura da Concordata entre o Estado português e a Santa Sé, a Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima é ereta canonicamente e celebram-se os primeiros votos de Luiza Andaluz e das Primeiras Irmãs.

Fórmula dos votos perpétuos
31 de março de 1940

Luiza Andaluz, Votos Perpétuos
Luiza Andaluz, Votos Perpétuos

Extraordinariamente, foi permitido a Luiza Andaluz a profissão dos seus votos perpétuos cerca de seis meses após a realização dos primeiros votos.

Nesse dia, 31 de março de 1940, conforme Luiza nos refere na história da Congregação: “… fiz eu então a minha entrega mais total a Deus pronunciando os meus votos perpétuos, contudo nada mais pude acrescentar ao meu voto, pois a 11 de outubro do ano anterior, a minha entrega a Deus tinha sido completa, total.” (HC, pg. 176).

A fórmula dos primeiros votos de Luiza Andaluz é singular pelas características que apresenta, incluindo uma obediência especial ao Patriarca. Este documento em papel vegetal, pintado à mão e decorado com motivos figurativos e vegetalistas – com uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, com grande pormenor no tratamento das vestes e rosto, e a heráldica da Congregação – lembra as páginas dos livros iluminados.

Com características mais sóbrias, os votos perpétuos de Luiza ficam registados num papel decorado apenas com uma estampa em forma de resplendor com a pomba do Espírito Santo. 

Fórmula dos primeiros votos
11 outubro 1939

… desejando consagrar-me inteiramente no vosso serviço, a exemplo da Santíssima Virgem, que humildemente respondeu ao Anjo S. Gabriel: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a vossa palavra…

Excerto da Fórmula da Profissão Perpétua

Categoria: Documento Gráfico

Designação: Documentos das fórmulas dos votos de Luiza Andaluz

Data: 31 de março 1940 e 11 de outubro de 1939  

Dimensões: 16,5 x 22 cm | 20,5 x 25 cm

Localização: Casa de São Mamede