LA CC
Encerramento Centenário SNSF – Simposio

Simpósio: 100 anos de história(s)

Fundada a 15 de outubro de 1923, por Luiza Andaluz, a Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima completou este ano o seu centenário. 

Nesta ocasião única para a Congregação, promovemos em parceria com o CEHR-UCP, o Simpósio: 100 anos de história(s), para dar a conhecer a história, vida e espiritualidade da congregação.

Durante dois dias, celebramos o centenário das Servas de Nossa Senhora de Fátima,  através de um programa repleto de conferências, debates, programa cultural e de celebração da fé, em vários locais da cidade de Santarém marcantes para a vida de Luiza Andaluz. 

O primeiro dia de Simpósio, iniciou-se com duas conferências relativamente à história da Igreja Católica em Portugal e História da Congregação, moderadas por Jacinto Guerreiro. 

Na primeira conferência  intitulada de ”Catolicismo português na viragem do século XIX para XX”, conhecemos o ambiente vivido nesta época e as dificuldades experienciadas pelos membros da Igreja Católica em Portugal nos períodos consequentes à expulsão das Ordens Religiosas, através do estudo do professor António Matos Ferreira.
A segunda conferência deu-nos a conhecer a História da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, através do olhar e investigação de Paulo Fontes, João Miguel Almeida, Cátia Tuna, Pedro Rei e Rita Leite.

O dia terminou na Escola Superior de Educação de Santarém (ESES) – espaço do antigo Colégio Andaluz – para uma viagem no tempo com a exibição de um filme da década de 60 sobre o Colégio e ainda uma visita guiada pelos espaços, proporcionada por duas antigas alunas – Rosa Robalo e Isabel Jacob –, uma educadora – Irmã Luísa Maurício – e o atual presidente da ESES,  George Camacho.

A manhã do dia 14, iniciou-se com um momento de oração seguido das Sessões Paralelas realizadas em três lugares simultaneamente  – Centro Académico de Santarém, Casa Madre Luiza Andaluz  e Club de Santarém – para momentos de reflexão em torno da figura de Luiza e da Congregação, sobre a vertente social e educativa, o património e a família. 

Durante a tarde, realizou-se a Mesa Redonda: Em Comunhão, que se dividiu entre os temas:  “em Igreja” – Rita Leite – e “no Mundo”  – Alfredo Teixeira –, acompanhados pelos ecos de  Irmãs da Congregação que contribuíram junto com os oradores para o enriquecimento experiencial dos temas abordados.
A tarde terminou com a Eucaristia presidida pelo Sr. Pe Aníbal Vieira e à noite concluiu-se o painel da tarde com a celebração mariana “Com e como Maria” onde participaram diversos grupos dos movimentos e paróquias de Santarém.