LA CC
Recital de Agosto 2023

Recital de Agosto 2023

Espiritualidade, Histórico, Recital de Agosto

No passado dia 20 de agosto, celebramos em Santarém, os cinquenta anos da morte de Luiza Andaluz. Neste dia tão significativo para a Congregação das Servas de Nossa Senhora, experimentamos, juntos, como a espiritualidade se entrelaça com a arte e com a fraternidade, com um programa preenchido por toda a cidade.

As celebrações tiveram início na Catedral de Santarém, durante a manhã, com uma Eucaristia em memória de Luiza, presidida por D. José Traquina, Bispo da Diocese. Durante a tarde, juntaram-se irmãs, amigos e parceiros para percorrer o Itinerário de Luiza Andaluz, passando pelos vários locais de relevo da sua vida. O final da tarde foi rematado com o tempo de Adoração e Hora de Vésperas, na Casa Madre Luiza Andaluz

Pelo quarto ano consecutivo, promovemos o Recital de Agosto, na Catedral de Santarém. Neste evento em parceria com a Diocese e o Museu Diocesano, abrimos as portas da Catedral em memória de Luiza.

O recital iniciou com um apontamento-convite do Musical Andaluz, com o tema Tarde demais?”, interpretado pela voz de Inês Ferreira acompanhada ao piano pelo compositor Paulo Pires.

Num momento inédito dedicado à fundação da congregação – que este ano celebra o seu centenário – contámos também com uma performance realizada por doze irmãs de Hoje, demonstrando que mesmo 100 anos após a sua fundação, o legado de Luiza continua no serviço a Deus, na sociedade contemporânea. De facto, “a sua lâmpada não se apaga”.

O foco da noite foi o concerto que o Laetare Ensamble nos trouxe, com um repertório mariano e eucarístico, nas vozes de Maria Mendes, Marta Queirós, João Carvalho, Davide Barros e no órgão de Jorge Silva. Este momento foi alternado com poesia declamada pela Irmã Sandra Bartolomeu, que fez uma interpretação livre de escritos de Luiza Andaluz. 

PROGRAMAÇÃO